Vestibular UERJ 2018

VESTIBULAR UERJ 2018 

 MUDANÇAS NO VESTIBULAR
O Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA), órgão da Sub-Reitoria de Graduação (SR-1) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), anuncia as principais mudanças para o Vestibular Estadual 2018.
[1] Resgata-se a lista de livros de literatura
Há décadas os vestibulares do Rio de Janeiro não cobram a leitura de livros de literatura, provocando o desprestígio da literatura no ensino médio e consequente regressão da habilidade de leitura dos alunos. Conforme anunciado há alguns meses na Revista Eletrônica do Vestibular da UERJ, o próximo Vestibular Estadual resgata a lista de livros de literatura. Esta lista se monta a partir de uma consulta pública na própria revista, quando os leitores, alunos e professores indicaram, em cinco grupos de livros, com cinco livros cada, os livros cuja leitura passa a ser cobrada no Vestibular.
Os livros escolhidos foram os seguintes:
Primeiras estórias, de João Guimarães Rosa
A hora da estrela, de Clarice Lispector 
Dom Casmurro, de Machado de Assis 
Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto 
• Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago
A leitura desses livros será cobrada nos três exames do Vestibular Estadual 2018, distribuída da seguinte maneira: 
• 1º exame de qualificação: Primeiras estórias, de João Guimarães Rosa (os contos “A terceira margem do rio” e “O espelho”) 
• 2º exame de qualificação: A hora da estrela, de Clarice Lispector 
• exame discursivo, na prova de Língua Portuguesa Instrumental: Dom Casmurro, de Machado de Assis 
• exame discursivo, na prova específica de Língua Portuguesa e Literaturas: Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto, e Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago 
[2] Cria-se a prova específica de Língua Portuguesa e Literaturas
A prova específica de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, feita pelos candidatos de carreiras como Letras e Direito, passa a ser a prova de Língua Portuguesa e Literaturas, já que a lista de livros de literatura contempla, doravante, pelo menos um livro de literatura de língua portuguesa que não seja brasileira – por exemplo, portuguesa, angolana, moçambicana.
[3] Separa-se a prova de Língua Portuguesa Instrumental da prova de Redação
Para valorizar a Redação e aperfeiçoar o processo de correção, a Redação torna-se uma prova isolada, compondo um caderno separado. Desta maneira, a nota Zero na prova de Redação implica a eliminação do candidato, como nas demais provas. O processo de correção da Redação se aperfeiçoa, porque os corretores podem se concentrar apenas na leitura das redações dos candidatos.
A prova de Língua Portuguesa Instrumental torna-se igualmente uma prova isolada, compondo um caderno separado. Igualando-se às demais provas, a prova de Língua Portuguesa Instrumental tem mais 5 questões, passando a contar com 10 questões. Consequentemente, o tempo para o candidato fazer todo o exame discursivo é agora de 5 horas e 30 minutos. 
[4] Amplia-se o caráter interdisciplinar dos exames de qualificação 
Os exames de qualificação são divididos por áreas de conhecimento, de modo a estimular a interdisciplinaridade. Para reforçar essa interdisciplinaridade, os dois exames de qualificação passam a ter uma primeira parte, formada por um texto-base a partir do qual todas as áreas elaboram pelo menos uma questão. Desse modo, um único texto motiva perguntas em todas as áreas e disciplinas. 
[5] Aplica-se um Exame de Qualificação Simulado 
Com vistas a preparar as escolas e os candidatos para a nova configuração do exame de qualificação, cobrando a leitura de um livro de literatura e criando uma primeira parte, formada por um texto-base a partir do qual todas as áreas elaboram pelo menos uma questão, a equipe do DSEA elabora um exame de qualificação simulado. Neste exame simulado também será cobrada a leitura de um dos contos do livro Primeiras estórias, de João Guimarães Rosa: o conto “As margens da alegria”.
Este exame é divulgado e realizado na Revista Eletrônica do Vestibular da UERJ, em março de 2017. Os interessados fazem esse exame on line, com inscrição gratuita. Ao final do exame, o sistema emite um boletim. A Revista publica, depois, uma avaliação do resultado, com estatísticas e discriminação entre as questões.
 Fonte: http://www.revista.vestibular.uerj.br/vestibular.php


 VESTIBULAR UERJ 2017 - EXAME DISCURSIVO:
ACESSEM: http://www.vestibular.uerj.br/portal_vestibular_uerj/index_portal.php




INSCRIÇÃO
› Cartão de confirmação de inscrição (CCI)

MANUAL DO CANDIDATO


AVISO - CALENDÁRIO

Por decisão do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CSEPE), em sessão extraordinária do dia 07 de julho de 2016, fica estabelecido novo calendário do Vestibular Estadual 2017: 


› Exame Discursivo - Período de inscrição: 19/10 a 07/11/2016

   Prova: dia 11/12/2016 

1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO
RESULTADO
› Boletim do Candidato
› Listagens Nominais: [A-B] [C-E] [F-H] [I-K] [L] [M] [N-R] [S-Z]
Prova e Gabarito
› Prova
› Gabarito


ISENÇÃO
› Resultado da análise dos pedidos de isenção
 
Edital e Calendário 


VESTIBULAR 2016
Acessem  http://www.vestibular.uerj.br/portal_vestibular_uerj/index_portal.php
O Departamento de Seleção Acadêmica divulga o calendário preliminar do Vestibular Estadual 2016.

1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO
Solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição: 11 a 13/03/2015
- Procedimentos de inscrição: 08/04 a 05/05/2015
- Aplicação da prova: 14/06/2015

2º EXAME DE QUALIFICAÇÃO
- Solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição: 27 a 29/05/2015
Procedimentos de inscrição: 06/07 a 04/08/2015
Aplicação da prova: 13/09/2015
EXAME DISCURSIVOProcedimentos de inscrição: 22/09 a 08/10/2015
Aplicação da prova: 29/11/2015

O calendário na íntegra será divulgado na publicação do Edital de cada fase do Vestibular Estadual 2016











VESTIBULAR 2015 


Uerj 1º Exame de Qualificação 2015

A Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) abre nesta terça-feira (8) as inscrições para o 1º exame de qualificação do vestibular estadual de 2015. O cadastro deve ser feito pelo site da instituição até o dia 28 de abril 05 de maio. A taxa de inscrição custa R$ 49.
A prova será realizada no dia 8 de junho. O exame terá questões objetivas, de múltipla escolha, sobre o conteúdo das seguintes áreas: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências da natureza, matemática e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias.O gabarito oficial será publicado no mesmo dia de realização da prova. A divulgação do resultado do primeiro exame de qualificação está prevista para o dia 17 de junho.

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR 2015 DA UERJ

1ª Qualificação         2ª Qualificação
Inscrição08/04 a 28/0403/07 a 23/07
Prova08/0614/09
Divulgação do resultado17/0622/09




VESTIBULAR UERJ 2014 (ANTERIOR)


VEJA O EDITAL E AS NORMAS DO VESTIBULAR ABAIXO: 
http://www.vestibular.uerj.br/portal_vestibular_uerj/index_portal.php









VESTIBULAR UERJ 2013 (ANTERIOR)

27 Out - Uerj divulga locais de prova para o exame discursivo do vestibular 2013

Candidatos já podem consultar o cartão de confirmação de inscrição on-line

RIO - A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) divulgou, nesta sexta-feira (26), os locais de prova para o exame discursivo do seu vestibular 2013. Os candidatos já podem acessar o cartão de confirmação de inscrição no site da instituição. As provas da segunda fase do processo seletivo serão realizadas no dia 2 de dezembro. Podem participar apenas os estudantes que obtiveram conceitos de A a D em pelo menos um dos exames de qualificação, primeira fase da seleção. Quanto maior o número de acertos, mais pontos o candidato levará de bônus para o exame discursivo, composto de provas de língua portuguesa, duas disciplinas específicas, de acordo com o curso escolhido, e redação.
A Uerj orienta os estudantes a conferir o horário e local (endereço e número da sala) de realização da prova e os dados pessoais, além verificar se estão de acordo com o recibo do requerimento de inscrição os seguintes dados: instituição, curso e subopções escolhidos; opção de cota, se concorrente às vagas reservadas; melhor conceito obtido no Exame de Qualificação 2013; disciplinas específicas referentes ao seu curso.
O Departamento de Seleção Acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) já divulgou o conteúdo programático deste ano para o Exame Discursivo. Confira aqui o que poderá ser cobrado em cada disciplina.
As informações referentes ao vestibular da Uerj, além do conteúdo restrito para acompanhamento da situação de inscrição, já podem ser acessadas por meio de smartphones e de tablets com o sistema Android. O aplicativo utilizado está disponível no Google Play Store (Android Market) e no site da Uerj.

http://oglobo.globo.com/vestibular/uerj-divulga-locais-de-prova-para-exame-discursivo-do-vestibular-2013-6545243#ixzz2AVXs20u3

08 Out - Uerj prorroga inscrições para exame discursivo do vestibular estadual 2013


A Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) prorrogou as inscrições para o exame discursivo do vestibular estadual de 2013. Os interessados podem se cadastrar pelo www.vestibular.uerj.br, até 10 de outubro. O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85, deve ser realizado até o dia 11 do mesmo mês.
Podem participar dessa etapa apenas candidatos que obtiveram aprovação em pelo menos um dos exames de qualificação do vestibular 2013 e que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio.

A prova será realizada no dia 2 de dezembro. A divulgação das notas acontece no dia 21 do mesmo mês. A publicação do resultado final do vestibular está prevista para 18 de janeiro de 2013.

Aplicativo

A partir deste ano, a Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) disponibiliza para seus vestibulandos um aplicativo compatível com smartphones e tablets com sistema operacional android, para que possam acompanhar as inscrições e demais informações referentes ao vestibular 2013.

Vestibular Estadual

O vestibular estadual seleciona alunos para os cursos de graduação da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e do Uezo (Centro Universitário Estadual da Zona Oeste) e para o curso de formação de oficiais da ABM Pedro II/CBMERJ (Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro).
Até o último exame, a Uerj também selecionava candidatos para PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro), porém, foi divulgado um aviso no site da instituição, informando que a Uerj não selecionará para a PMERJ no vestibular de 2013.
O exame de qualificação corresponde à primeira fase do processo. O candidato pode optar por fazer apenas um exame ou realizar os dois e utilizar a maior pontuação. O exame discursivo é equivalente à segunda fase do vestibular - somente nessa etapa o candidato faz a opção pela instituição e o curso.

 Fonte: http://vestibular.uol.com.br/ultimas-noticias/2012/10/05/uerj-prorroga-inscricoes-para-exame-discursivo-do-vestibular-estadual-2013.jhtm

29 Ago - Uerj disponibiliza cartão de inscrição para o 2º exame de qualificação

Cartão de confirmação pode ser acessado pela internet.
Prova do exame, que equivale à 1ª fase, acontece no dia 16 de setembro.


A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) já disponibiliza no seu site o cartão de confirmação dos inscritos para o segundo exame de qualificação do vestibular 2013. Os exames correspondem à primeira fase do processo, e o primeiro foi realizado em junho. Os candidatos que queiram prestar o vestibular da Uerj devem ser aprovado em pelo menos uma das edições do exame.
É preciso colocar CPF e a senha cadastrada.  para ver o cartão de confirmação. Também é possível retirá-lo pessoalmente na Uerj (campus Maracanã), das 10 às 17 horas, em dias úteis.
De acordo com o edital, a prova será feita em 16 de setembro e terá as mesmas questões para todos os candidatos, com conteúdos de linguagens, ciências da natureza e ciências humanas.
O gabarito será divulgado no mesmo dia e a lista de candidatos aprovados para a segunda fase sairá em 24 de setembro. Segundo as regras divulgadas pela Uerj, todos os candidatos que acertarem mais de 40% das questões. Porém, quanto maior o número de acertos, mais pontos o candidato acumulará na nota final do processo seletivo.
A segunda fase, que ainda não teve data divulgada, terá provas de língua portuguesa e redação, além de duas provas de disciplinas específicas para o curso escolhido pelo candidato.

 

26 Jul - Uerj prorroga inscrições do segundo exame de qualificação até 02 agosto 2012. 

http://ieskconectado.blogspot.com.br/2012/07/26-jul-uerj-prorroga-inscricoes-do.html 


Prazo para o procedimento, que se encerrava na quarta-feira, agora vai até 2 de agosto



 Inscrições: http://www.vestibular.uerj.br/portal_vestibular_uerj/index_portal.php


RIO - O Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) divulgou, nesta segunda-feira, a prorrogação dos prazos de inscrição para o segundo exame de qualificação do vestibular 2013. O prazo, que antes se encerrava no dia 25 de julho, foi estendido até 2 de agosto. Assim, os estudantes terão até o dia 3 para pagar a taxa de inscrição. Quem tiver problemas no procedimento, deverá regularizar a situação até o dia 6. A data de aplicação do exame está mantida em 16 de setembro. O resultado será divulgado no dia 24 de setembro.


                       INSCRIÇÕES: http://www.vestibular.uerj.br/portal_vestibular_uerj/index_portal.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário