terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Nº de inscritos no Sisu cai 7,9% apesar de aumento de participantes do Enem


Números divulgados pelo Ministério da Educação na tarde desta segunda-feira (30) mostram que o número de inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na edição do primeiro semestre de 2017, foi 7,9% mais baixo do que a participação da edição do primeiro semestre do ano passado. Neste ano, 2.498.261 participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inscreveram no Sisu. Em 2016, o sistema recebeu a participação de 2.712.937 candidatos do Enem.
O Sisu registrou uma queda de 214.676 participantes, apesar de o Enem 2016 ter registrado um aumento no número de candidatos. Na edição do ano passado, considerando as duas aplicações do exame, um total de 6.005.607 pessoas fizeram os dois dias de prova. O número representa um aumento de 4% em relação ao Enem 2015, quando, segundo os dados do governo, 5.771.095 fizeram o exame.
Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa do ministério afirmou que apresentará estatísticas detalhadas sobre a participação de estudantes no Sisu nesta terça-feira (31).
Resultados do Sisu já podem ser consultados (Foto: Reprodução) Resultados do Sisu já podem ser consultados (Foto: Reprodução)
Resultados do Sisu já podem ser consultados (Foto: Reprodução)

Segundo ano de quedas

Esse é o segundo ano consecutivo em que o Sisu registra queda no número de inscritos. Na edição do primeiro semestre de 2015, o sistema recebeu um total de 2.791.334 inscritos. A queda entre 2015 e 2016 foi de 2,8%. Porém, no mesmo período, o número de participantes do Enem também sofreu queda: o exame teve 6,9% menos estudantes presentes nos dois dias do exame em 2015, em comparação com a edição do ano anterior.

Falhas e prazo prorrogado

No cronograma inicial, o prazo para inscrições no Sisu terminaria na última sexta-feira (27). Entretanto, o MEC prorrogou o prazo após estudantes relatarem problemas para acessar a plataforma. O ministério admitiu que seus sistemas sofreram 'dificuldade' diante da grande demanda.
Antes de prorrogar o Sisu, a pasta já tinha decidido alterar o cronograma do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (Prouni) por "precaução técnica" para garantir o atendimento dos estudantes. Tanto o Fies quanto o Prouni tiveram datas de início e fim das inscrições adiados em um dia.
Prouni - inscrições: 31 de janeiro a 3 de fevereiro
Fies - inscrições: 7 a 10 de fevereiro

Matrículas

Os aprovados devem realizar a matrícula nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro, nas instituições em que estudarão. O ministério esclarece que o prazo da chamada regular pode ser estendido, a critério da instituição, até quarta-feira (8).
Caso não tenha sido selecionado, o estudante também pode participar da lista de espera. Para isso, é preciso acessar o Sisu de 30 de janeiro a 10 de fevereiro para registrar interesse na vaga. Para ter acesso ao sistema http://sisualuno.mec.gov.br/, o estudante precisa digitar o número de inscrição e senha no Enem 2016. Os resultados serão publicados pelas próprias universidades, a partir do dia 16 de fevereiro.
Fonte: http://g1.globo.com/educacao/noticia/n-de-inscritos-no-sisu-cai-79-apesar-de-aumento-de-participantes-do-enem.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário