segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Calendário do Enem: os próximos passos depois da prova. Vejam aqui:

Veja como será a divulgação de resultados e o posicionamento dos candidatos.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
O posicionamento no Enem só será conhecido pelo aluno 60 dias após a prova - Fotolia

Depois de meses de estudo e dois dias exaustivos de prova, o participante do Enem deve estar com uma merecida sensação de alívio. Mas nem por isso pode dar o seu ‘trabalho’ como feito. Ainda há alguns passos antes da desejada vaga na universidade. Obviamente, o primeiro movimento é conferir o gabarito e checar o número de acertos.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que organiza o Enem, promete divulgar o resultado oficial da prova objetiva em seu site (enem.inep.gov.br/participante) em até três dias úteis após sua realização. Mas sites, como o do próprio O GLOBO, já divulgaram gabaritos extraoficiais logo após ao exame.
No entanto, o resultado oficial individual e o posicionamento do aluno, incluindo a nota e avaliação da redação, só serão conhecidos 60 dias depois da prova, como prevê o edital do exame.
O participante do Enem receberá cinco notas, uma para redação e as outras para cada área das questões objetivas (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas).
Acesso à universidade
As instituições de ensino superior podem usar a nota Enem de diferentes formas. Algumas usam resultado do estudante como único mecanismo de acesso aos seus cursos, outras adotam a avaliação do Ministério da Educação (MEC) em paralelo com o vestibular.
O acesso do candidato à universidade ainda se pode dar como uma combinação do resultado do Enem com o do vestibular.
Bolsas e financiamento
A nota do Enem permite ao seu participante concorrer a bolsas de estudo – integrais ou parciais – em instituições privadas, por meio do programa do Ministério da Educação Prouni (Programa Universidade para Todos).
Para concorrer às bolsas é preciso seguir algumas seguir algumas pré-condições, como ter cursado o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral numa escola privada e não ter ainda diploma de nível superior.
É necessário ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio ao requisitar uma bolsa integral. Já para a parcial de 50%, o limite é de até três salários por pessoa da família. Para pagar os outros 50%, o bolsista parcial do Prouni pode pedir um empréstimo no FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) do MEC.
O Enem é obrigatório para se inscrever tanto no Prouni quanto no Fies. Os participantes do exame de 2016 poderão fazer isso a partir do primeiro semestre do ano que vem, de acordo com calendário a ser divulgado futuramente pelo Ministério da Educação.
Mais informações:
- www.siteprouni.mec.gov.br
- www.sisfiesportal.mec.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário