segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Dica de geografia fala sobre os dilemas do crescimento populacional.

Evolução da humanidade refletiu nas dinâmicas demográficas do planeta.
Projeto Educação orienta estudantes sobre conteúdos de provas do Enem.

Do G1 PE
O planeta Terra tem, hoje, cerca de 7 bilhões de habitantes. E não chegamos a esse número por acaso. É o que o professor de geografia Vinícius Ribeiro mostra no Projeto Educação desta sexta-feira (23). Esse é um assunto que pode cair no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. 
 [Veja vídeo acima]
Tudo começou a se intensificar há 10 mil de anos, quando o planeta contava com um milhão de pessoas, segundo estudiosos. O professor explica que a Revolução Agrícola fez com que, no ano primeiro da era cristã, a população mundial já somasse 250 milhões. “Isso é o fruto do sucesso de nossa espécie, principalmente pelo fato de domesticar animais e produzir alimentos”, constata Vinícius Ribeiro.
Esse número dobra em 1650, chegando a 500 milhões de seres humanos habitando a Terra, e dobra novamente apenas 200 anos depois, um reflexo da Revolução Industrial. “Em 1850, chegamos em um bilhão de habitantes. Os avanços da medicina preventiva terapêutica fizeram com que a mortalidade geral tivesse redução e, ao mesmo tempo, a expectativa de vida também se elevou”, avalia o educador.
Passado o período de explosão demográfica de meados do século 20, a população do planeta continua crescendo, mas em ritmo desacelerado, por três motivos simples: o processo de urbanização dos territórios, a independência feminina e a variedade de métodos contraceptivos.
“A população se tornou mais urbana. E nas áreas urbanas, os custos de vida são mais elevados. Segundo, a mulheres tem buscado cada vez mais a sua independência. isso reduz o seu índice de fecundidade, ou seja, ela deixa para depois ter filhos”, conclui.
Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/educacao/noticia/2016/09/dica-de-geografia-fala-sobre-os-dilemas-do-crescimento-populacional.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário