sexta-feira, 27 de maio de 2016

Game inspirado em poker ajuda na preparação para o ENEM. Baixe versão de estudo para smartphones aqui:

Jogo criado no Espírito Santo tem questões de vestibulares de todo o Brasil.
Versão para celulares foi lançada e pode ser baixada na Play Store.

Viviane MachadoDo G1 ES

Jogo desenvolvido por empresa capixaba ajuda a estudar para o Enem (Foto: Divulgação/ BluePixel)Jogo desenvolvido por empresa capixaba ajuda a estudar para o Enem (Foto: Divulgação/ BluePixel)
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminam nesta sexta-feira (20), mas quem precisa estudar para a prova já tem uma nova alternativa. O “Eu me garanto”,  jogo desenvolvido pela empresa capixaba BluePixel, lançou uma versão para celulares.
Um dos idealizadores do jogo, Rafael “Lontra” Teixeira, explica que o game foi inspirado em jogos de baralho, como o poker, em que os estudantes são desafiados a responderem perguntas de questões dos vestibulares de todo o Brasil.
“O jogo remete ao poker, só que buscamos trazer elementos da educação. A dinâmica do jogo permite que os usuários interajam. É importante dizer que esse é o diferencial. Até cinco pessoas podem jogar ao mesmo tempo. Existem algumas ferramentas que preparam para o Enem, mas a nossa é multiplayer, gera essa interatividade maior”, explicou um dos Rafael.
A plataforma está disponível na internet há três meses, mas em maio os usuários também puderam baixar o aplicativo em celulares com sistema Android. “Vimos a necessidade de também fazer um aplicativo. Os jovens querem baixar coisas, a ordem do momento é download de aplicativo. Hoje qualquer um consegue acessar o site pelo celular, mas mesmo assim é legal ter um app, é um mais um meio para divulgar”, disse.
Rafael explicou ainda que a ferramenta ainda é uma versão Beta, ou seja, recebe atualizações constantes. “O interessante é que a gente recebe muito retorno dos usuários. É com a ajuda deles, na conversa com os usuários, que conseguimos melhorar o jogo. Seguindo a demanda de quem usa”.
Sobre a resposta do público, Rafael afirma que não são só os estudantes que gostam da plataforma, professores também a utilizam. “A gente está divulgando muito em escolas, estamos em parceria com o Sesi para poder usar em todas as escolas Sesi do país. Ouros educadores também procuram a gente para aplicar o mesmo modelo do jogo em outras frentes, como preparação para o Enade e concursos públicos”, contou.
Em janeiro, o aplicativo foi apresentado em um evento na Alemanha, um convite do Fraunhofer Institute, sediado em Leipzig. “Esse instituto de educação alemã se interessou a desenvolver o jogo para imigrantes na Alemanha aprenderem a língua e a cultura do país. Ainda não desenvolvemos o projeto, mas estamos em negociação.
Para os interessados em conhecer o game,  o ‘Eu Me Garanto’ pode ser acessado pelo site www.eumegaranto.com.br ou baixado na loja de aplicativos Play Store, dos dispositivos Android.
Fonte: http://g1.globo.com/espirito-santo/educacao/noticia/2016/05/game-inspirado-em-poker-ajuda-na-preparacao-para-o-enem.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário