sexta-feira, 5 de junho de 2015

Veja como se inscrever no Enem 2015 para pegar o diploma do ensino médio

Veja como se inscrever no Enem 2015 para pegar o diploma do ensino médio

Adultos que não terminaram o ensino médio podem usar nota do Enem.
Para isso, é obrigatório preencher campo específico; veja o passo a passo.

Enem para a certificação
Evolução no número de candidatos do Enem com mais de 18 anos que querem tirar o diploma do ensino médio
997.131784.830638.176545.798539.216197.9912009201020112012201320140k250k500k750k1.000k1.250k
Fonte: MEC/Inep
Os adultos interessados me fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio precisam tomar cuidado na hora da inscrição: para que o certificado seja entregue, é preciso preencher um campo específico durante o formulário de inscrição.
Pelas regras do governo federal, qualquer pessoa com pelo menos 18 anos na data da primeira prova (24 de outubro), que não terminou o ensino médio na idade certa, pode tentar fazer o Enem. Se tirarem pelo menos 450 pontos em cada prova objetiva, e 500 na redação, esses candidatos podem pedir a certificação, que funciona como diploma do nível médio.
No ano passado, 997.131 pessoas se inscreveram solicitando o diploma, 631.071 fizeram os dois dias de prova, e 67.254 conseguiram a nota mínima em todas as provas para pegar o documento de uma vez. Mas, nesse caso, o Inep permite que o candidato use notas de outras edições do Enem.
Na edição de 2015, as inscrições terminam nesta sexta-feira (5). Veja abaixo como preencher o formulário do Enem nesse caso:
PASSO A PASSO
O formulário de inscrição do Enem é dividido em sete etapas. A etapa mais importante para pedir o certificado é a de "informações do ensino médio" (número 5, na lista abaixo). É preciso prestar atenção porque, se o candidato não solicitar o certificado no ato da inscrição, não é possível alterar esse item após a confirmação do número de inscrição.
1- Informações pessoais: Após inserir o CPF e a data de nascimento, é preciso conferir os dados que o sistema busca automaticamente e acrescentar outros, como RG, estado civil, CEP, telefones e endereço de e-mail válidos.
2- Informar senha: Nessa etapa, os candidatos devem escolher uma senha que atenda os requisitos de segurança do sistema, e definir uma pergunta de segurança, para o caso de perda de senha, para resgatar o acesso ao sistema.
3- Atendimento recursos: Essa parte do formulário é para pessoas que precisam de atendimento especializado ou específico. A diferença entre esses dois termos é simples: atendimento especializado é indicado para pessoas com deficiências ou condições especiais permanentes (por exemplo: cegos, surdos, pessoas com dislexia, que precisam se locomover em cadeira de rodas etc.).
Já o atendimento específico é para pessoas que estejam em situações temporárias que exigem maior necessidade, como gestantes ou mulheres que estão amamentando, e candidatos que, por motivo de saúde, estão internados e precisam fazer a prova em classe hospitalar. Nessa categoria também entram os idosos e os estudantes que, por motivo religioso, não podem fazer a prova do sábado antes do por-do-sol (os chamados sabatistas, ou guardadores de sábado).
*Confirmação dos dados: Após as primeiras etapas, o sistema pede a confirmação dos dados inseridos até aqui. É preciso revisar as informações com cuidado, mas todos esses dados, com exceção do CPF e da data de nascimento, podem ser alterados após a inscrição, até o fim do prazo.
4- Informações de prova: Nessa página, os candidatos precisam informar se querem responder às questões de língua estrangeira de inglês ou espanhol, e definir em qual município querem fazer as provas do Enem.

*Confirmação dos dados: Após o preenchimento, o sistema pede que os candidatos confirmem os dados do município onde farão a prova, mas essa informação também pode ser alterada até o último dia de inscrições.
5- INFORMAÇÕES DO ENSINO MÉDIO: Essa é a etapa mais importante para quem quer usar a nota do Enem 2015 para pedir o certificado do ensino médio. O sistema dá três opções para o candidato escolher:
1) Já concluí o ensino médio.
2) Estou cursando o ensino médio.
3) Não estou cursando e não concluí o ensino médio.
Formulário do Enem 2015 - informações do ensino médio (Foto: Reprodução)
Se o candidato que quer o diploma está matriculado em alguma classe do EJA (ensino de jovens e adultos), é preciso escolher a SEGUNDA opção.

Se o candidato não estiver estudando no EJA, é preciso escolher a TERCEIRA opção.

*Atenção: Caso a primeira opção seja escolhida, o campo de solicitação do certificado do ensino médio não aparece, e o candidato não poderá usar a nota para pegar o diploma.
Escolhendo a segunda ou a terceira opção, a seguinte mensagem aparece: "Irá utilizar sua nota do Enem para obter certificado de conclusão do ensino médio?" Veja na imagem abaixo.
Formulário do Enem 2015 - informações do ensino médio (Foto: Reprodução)
A única forma de conseguir usar a nota do Enem para isso é respondendo SIM à pergunta.
Em seguida, um novo menu aparece, onde o candidato deve inserir os dados sobre para qual instituição ele vai solicitar o documento. Veja abaixo como funciona o menu:
Formulário do Enem 2015 - informações do ensino médio (Foto: Reprodução)
Por fim, o sistema pede a confirmação dos dados do ensino médio. É preciso checar com cuidado os dados antes de confirmar e passar para as demais etapas.
Formulário do Enem 2015 - informações do ensino médio (Foto: Reprodução)
6- Informar escola: Essa sexta etapa só é exigida para os candidatos que afirmaram estarem estudando atualmente.
7- Questionário: A sétima e última etapa é o questionário socioeconômico, onde os candidatos informam questões sobre escolaridade e profissão dos pais, renda familiar e objetos e eletrodomésticos que têm em casa.
Confirmação de inscrição
Os candidatos que pediram a isenção do pagamento devem conferir na página do Enem se o seu pedido foi aceito até o dia 5 de junho. Caso o pedido seja negado, é preciso criar o boleto de pagamento no site e pagá-lo até o dia 10 de junho.
Cartão de confirmação da inscrição
Neste ano, o cartão de confirmação do candidato será divulgado pelo Inep apenas no site do Enem. Ainda não há data prevista para sua divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário