segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Concurso da PM-RJ: veja dicas de professores para as provas de 31 de agosto 2014. Saibam tudo aqui:


Polícia Militar do Rio de Janeiro promove concurso com 6.000 vagas
Polícia Militar do Rio de Janeiro promove concurso com 6.000 vagas Foto: Divulgação/ Governo do Estado/ Shana Reis
Marcela Sorosini
Tamanho do texto A A A
As provas do concurso público da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro serão aplicadas no dia 31 de agosto, ou seja, daqui a apenas três semanas. Na reta final dos estudos, os especialistas dizem que os candidatos a uma das 6.000 oportunidades precisam se preparar para o processo seletivo por meio de exercícios. Segundo os professores, a organização é fundamental para aproveitar esses 21 dias que faltam para a aplicação do exame. Vale lembrar que o cartão de confirmação, que informa o local e o horário de realização das provas, será liberado no dia 22.
Organize os estudos
Rodrigo Schluchting, fundador da plataforma Elo Concursos, lembra que a concorrência é alta. São 83.892 candidatos na disputa para as 5.400 vagas para o sexo masculino, ou seja, uma relação candidato/vaga de 15,53. A disputa é ainda mais acirrada para as mulheres, pois há 21.556 inscritas para ocupar os 600 postos de trabalho. Sendo assim, 35,92 disputam cada chance na polícia.
— Qualquer erro pode deixar o candidato para trás. Mas ainda dá tempo, o candidato precisa estudar mais direcionado e com foco. Será uma prova curta de apenas 40 questões mais a redação. O candidato pode pesquisar no Google questões e provas da banca e tente fazer o máximo que conseguir.
De acordo com o professor da área de exatas, o primeiro passo é fazer um planejamento do que estudar daqui para frente.
— O ideal nesses poucos dias que restam para a prova é que você veja pouca teoria e foque mais em exercícios. Separe seu horários de estudos e siga-os rigorosamente.

Rodrigo Schluchting, do Elo Concursos, explica que candidatos precisam organizar os estudos
Rodrigo Schluchting, do Elo Concursos, explica que candidatos precisam organizar os estudos Foto: Divulgação
Tenha foco na Língua Portuguesa e Redação
O diretor pedagógico da Academia do Concurso, Paulo Estrella, afirma que a estrutura da prova simplifica bastante a organização dos estudos. A prova objetiva tem quarenta questões e vale 40 pontos, um ponto por questão. A redação vale mais dez pontos, sendo assim, a avaliação completa vale cinquenta pontos. Os textos deverão ter de 20 a 30 linhas, segundo o edital.
— Temos 40% da prova voltada para capacidade de escrita e conhecimentos da Língua Portuguesa. Esses conhecimentos, com esse peso na prova, não podem ser negligenciados por parte do candidato. Escrever textos e fazer questões de provas anteriores da banca Exatus colocará o candidato em boas condições para a prova.
Ele acrescenta que, com relação ao tema de redação, o candidato pode treinar sua redação aproveitando os temas de provas para outros concursos que Exatus organizou. Estrella lembra que todas as outras disciplinas tem o mesmo peso na prova com o mesmo número de questões. As disciplinas de sociologia, geografia, história, legislação de transito, informática e direitos humanos vem com cinco questões na prova e 10% dos possíveis pontos.
— O bacana desse concurso é que cada disciplina, além do conteúdo programático, o edital sugere uma bibliografia para estudo. Se por um lado não há grande volume de questões de provas anteriores, pois esse modelo de prova, com essas disciplinas e conteúdos, foi implantado somente para a última prova, a banca fornece sugestões de livros e artigos para orientar o estudo dos candidatos. Uma coisa compensa a outra, pois a bibliografia sugerida não tem volume absurdo.
Rodrigo Schluchting acrescenta que a redação é uma parte da prova que acaba eliminando muitos candidatos por conta da falta de preparo. Essa etapa vale 10 pontos e é preciso tirar, no mínimo, 50% para ser aprovado.
— Assista a alguns vídeos curtos de como fazer uma redação em concurso e tente escrever umas três redações por semana. Se você não faz aula, mostre para alguém que tenha um conhecimento na área, diga para ele o tema e veja se ele entende o que você escreveu. Fugir do tema e ter letra ilegível dará nota zero ao candidato. Então, fique atento!
Nivele os conhecimentos
Paulo Estrella lembra que, por meio de exercícios, os candidatos poderão perceber em quais disciplinas estão com mais dificuldades:
— Agora é a hora de fazer ou refazer a última prova da Polícia Militar e avaliar o seu desempenho em cada uma das disciplinas. Nesse mês, a missão é nivelar o conhecimento entre as disciplinas. Se o número de acertos na legislação de trânsito for pior que o desempenho em sociologia, é interessante o candidato gastar mais tempo na legislação do que em sociologia.

Paulo Estrella, coordenador dos cursos da Academia do Concurso, dá dicas para a prova da PM-RJ
Paulo Estrella, coordenador dos cursos da Academia do Concurso, dá dicas para a prova da PM-RJ Foto: Cecília Acioli / Agência O Globo
Não esqueça aos conteúdos de informática
Carlos André, professor de Informática da Academia do Concurso, ressalta que o candidato precisa ficar atento aos seguintes conteúdos: internet (formas de conexão e navegadores), segurança ( malweres e tipos de mensagens), Planilha (referência, operadores matemáticos, funções), Word (atenção nos atalhos) , hardware ( memórias, barramentos ISA, PCI, AGP, IDE, SATA, PCI EXPRESS e periféricos) e redes ( topologias, conectores RJ45).
Confira os pontos importantes de Direitos Humanos
O professor da Academia do Concurso de Direitos Humanos Fábio Ramos diz que o ideal, neste último momento, é resolver muitas questões revisando todo o conteúdo da disciplina.
— Na hora da prova o candidato deverá prestar muita atenção na cabeça da questão, pois ela traz a informação central, é importante que o candidato marque as palavras chave da questão, para não ser pego de surpresa pelo examinador. Outro ponto importante é o assunto que trata das treze reflexões, certamente vai cair.
Ele lembra que os remédios constitucionais envolvem um assunto fundamental, principalmente o habeas corpus, assunto sempre presente em prova. Por fim, vale a pena ficar atento no artigo 5 parágrafo 3, que fala sobre tratados internacionais sobre direitos humanos.
Organize o tempo da prova
Fábio Ramos lembra que é preciso se planejar para fazer tudo da forma mais calma possível durante os exames do dia 31 de agosto:
— Não esqueça de separar o tempo para redação e preenchimento do cartão resposta.

Leia mais: http://extra.globo.com/emprego/concursos/concurso-da-pm-rj-veja-dicas-de-professores-para-as-provas-de-31-de-agosto-13524359.html#ixzz3A4vnHLGc

Nenhum comentário:

Postar um comentário