quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

CE HISPANO BRASILEIRO JOÃO CABRAL DE MELO NETO É EXEMPLO DE ENSINO INTEGRAL EM ESPANHOL.


 26/02/2014 - 14:35h - Atualizado em 26/02/2014 - 14:35h 

 » Fotos: Marcia Costa
Unidade pública é a primeira do país a oferecer ensino bilíngue em português-espanhol

Foi pensando nas Olimpíadas de 2016 que Fernanda Marques, de 15 anos, ingressou no Colégio Hispano Brasileiro João Cabral de Melo Neto. Já Caroline Silva, de 14 anos, tem o objetivo de cursar Medicina na Argentina e, por isso, optou por estudar numa escola bilíngue. Milene Cardoso, que sempre gostou de espanhol, sabe da importância do segundo idioma no currículo para alcançar uma boa colocação no Enem. Várias motivações levaram tantos jovens a participar do processo seletivo da unidade, inaugurada pela Secretaria de Estado de Educação, em parceria com o Ministério de Educação, Cultura e Esporte da Espanha, neste ano, que oferece o Ensino Médio Intercultural com aulas em português e espanhol.
 

Esta é uma das 24 escolas do programa Dupla Escola da Seeduc cujo principal objetivo é manter o adolescente do Ensino Médio no colégio em período integral. O número de estudantes matriculados na rede estadual no Ensino Integral vem aumentando desde 2011, como mostra o Censo da Educação Básica de 2013, divulgado ontem. Em 2012/2013, houve cerca de 140 mil alunos estudando em unidades com jornada dupla, contra aproximadamente 123 mil em 2011/2012.

- Em 2016, estarei fluente em espanhol, o que será essencial para eu conseguir um bom emprego, aproveitando o mote das Olimpíadas. Aqui, o contato com o idioma acontece de outra maneira. Ao contrário dos cursinhos, ficamos mais tempo em sala de aula e aprendermos também sobre a história e a cultura espanhola. Eu estou gostando muito de estudar aqui – disse a aluna.

Com uma metodologia diferenciada, a unidade escolar, que faz parte do programa Dupla Escola, adota o formato dual language 90/10, no qual as disciplinas são separadas em dois grandes grupos e ministradas em português e em espanhol, alternando-se a carga horária destinada para cada idioma. Assim, as matérias da Base Nacional Comum e da Parte Diversificada serão ministradas em português durante 90% do tempo. A carga horária restante, equivalente a 10%, será utilizada para as atividades menos complexas em espanhol. O grupo de disciplinas específicas terá suas instruções ministradas em espanhol durante 90%, destinando-se os 10% restantes para a comunicação por meio da Língua Portuguesa. Ao final da formação, os alunos receberão o certificado de dupla diplomação, o que garante a conclusão de Ensino Médio validada tanto em território brasileiro quanto em território espanhol.
 

O modelo inovador também encantou os docentes. Primeira colocada na mobilidade interna realizada pela Secretaria para lecionar no colégio, Daniela Korol ficou tão impressionada com o projeto pedagógico, que convenceu o filho, Caio, a fazer a prova, para ingressar no colégio.

- Na escola bilíngue temos a possibilidade de dar uma aula diferenciada, mais dinâmica, pois a carga horária é maior. O aluno sabe que estará preparado para disputar a vaga que quiser, seja no Enem ou na universidade, por exemplo – destacou Daniela, que já trabalhou em unidades privadas e em cursos de idiomas.

Caio Korol, neto de argentinos, que trocou a escola particular, onde mora, em Campo Grande, pela unidade, no Méier, ainda está se adaptando à nova rotina, mas não esconde o entusiasmo . Ele sai de casa às 5h e só retorna às 19h.
 

- Estudar em horário integral é cansativo, mas sei que o esforço valerá a pena no futuro, já que quero cursar Medicina. Aqui, tenho a certeza que terei uma base para passar para uma boa universidade –finalizou o estudante, que pretende fazer intercâmbio por meio do programa “Ciência sem Frontreiras”.

O Colégio Estadual Hispano Brasileiro João Cabral de Melo Neto conta com nove salas de aula, biblioteca, quadra de esporte, laboratórios, cozinha e refeitório.

Além dessa unidade, a Seeduc inaugurou, no início do ano letivo, mais duas escolas com Ensino Médio Intercultural: O Ciep 449 Governador Leonel de Moura Brizola, em Niterói, onde os alunos aprendem português e francês, e o Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade, em Nova Iguaçu, que oferece a modalidade português-inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário