segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

ALUNOS APROVAM NOVAS INSTALAÇÕES DO COLÉGIO OLGA BENÁRIO PRESTES, EM BONSUCESSO


 17/02/2014 - 14:06h - Atualizado em 17/02/2014 - 14:27h 

 » Isabel Kopschitz / Fotos: André Gomes de Melo
Unidade estadual tem infraestrutura de primeira linha e é considerada referência

A infraestrutura que faz do Colégio Estadual Olga Benário Prestes, em Bonsucesso, uma referência na rede estadual, e também para qualquer unidade pública, está sendo aprovada pelos mais de 3 mil alunos do Ensino Médio que circulam diariamente no local. Aos pés do Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, as instalações recém-inauguradas da instituição ainda parecem boas demais para serem verdade, aos olhos deslumbrados dos estudantes que já conheceram muitas dificuldades, no antigo prédio.

No laboratório de informática, por exemplo, 42 computadores de última geração são utilizados em diversas disciplinas. Cada professor adapta algumas aulas à sala especial, onde podem trabalhar com material interativo, aplicativos de educação específicos, além de recursos como vídeo e áudio, especialmente músicas, que são acessados pela internet por cada um dos alunos.

- Os computadores são mais uma ferramenta de trabalho que temos, que funciona muito bem, porque os jovens têm muita intimidade com o mundo virtual. Então, indico links e sites da área, trabalhamos músicas através do Youtube, vídeos e jogos, pela web - explicou a professora de inglês Kátia Schibue.

Os estudantes do terceiro ano Cecília Manoela Godói, moradora de Olaria, e Lucas Olivetti, da Penha, gostaram do recurso, bem como das instalações da escola.

- A estrutura daqui é uma coisa de outro mundo. Os andares ficaram muito bem elaborados. Cada um tem seus próprios banheiros e bebedouros. Os laboratórios são ótimas oportunidades de termos aulas mais dinâmicas, diferentes daquela mesmice de sempre - disse Cecília, que pretende cursar Direito, no futuro.

- Os espaços são amplos, multifuncionais e dinâmicos. Tem muitas áreas que podem ser utilizadas para atividades complementares, no contraturno. Tudo foi bem projetado - elogiou Lucas, que fará vestibular para Medicina.
No setor de esportes, o colégio também brilha. Além da piscina semi-olímpica, que será estreada na semana que vem, a quadra poliesportiva coberta é um atrativo à parte. Seu piso é próprio para que quedas de alunos não passem de arranhões.

- Este colégio me surpreendeu porque já estudei em escola particular e não era tão boa assim. A planta dela, o design é muito legal. A quadra é ótima e as salas também: todas têm ar condicionado - contou o morador de Bonsucesso Paulo Henrique Alves, do segundo ano.
 
- É a melhor escola da região, sem dúvida, incluindo as particulares. A estrutura é muito boa, e está tudo novinho - disse Luan Oliveira, de 16 anos, que mora no Complexo do Alemão.
 
O laboratório de Física, Química e Biologia tem todos os acessórios necessários para experimentos: de tubos de ensaio a medidores de corrente elétrica, de lupas e microscópios à réplica de um esqueleto humano. Uma das alunas mais antigas, a moradora de Olaria Jéssica de Freitas, de 17 anos, foi uma das voluntárias a ajudar na limpeza da escola, antes da inauguração.

- Aqui, sim, é um lugar com um ambiente apropriado para a gente estudar. Tudo é amplo, novo e funciona - opinou.
 
Satisfeita com a nova estrutura, a diretora Eurídice Francisco contou que ainda está fazendo alguns ajustes na rotina da unidade, para manter a limpeza, organização e o status de referência. Segundo ela, é importante lembrar aos alunos sempre como são privilegiados por estudar no local.

- A reação deles quando entraram pela primeira vez no prédio foi linda, dava para ver o brilho nos olhos. Com os recursos que temos agora, tenho certeza de que os resultados da escola em avaliações como o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão melhorar muito - afirmou.

Com três turnos, o C. E. Olga Benário Prestes conta com 26 salas de aula, auditório para cerca de 160 pessoas, uma biblioteca e laboratórios de Química, Biologia, Física e Informática, além de cozinha e refeitório. Composta por três blocos de quatro pavimentos, cada, e com uma área construída de 6,3 mil metros quadrados, o colégio recebeu cerca de R$ 10,9 milhões em investimentos. Abriga basicamente os alunos que já eram da unidade, quando funcionava em outro prédio, e alunos do Colégio Estadual Lélia González, que foram incorporados à nova casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário