segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Professor de Geografia do I.E. Sarak Kubitschek é nota 960,00 na redação do ENEM 2013.

O Geógrafo e professor de geografia FRANCISCO JÚNIOR do I.E. Sarak Kubitschek conseguiu a nota 960,00 na redação do ENEM  2013. O professor desde o ano de 2010 vem acompanhando de perto o novo modelo do Exame Nacional do Ensino Médio e criou o Programa de Orientação para ENEM, concursos e vestibulares.

O Novo ENEM adota o modelo TRI (Teoria de Resposta ao Item), que embora seja novo no Brasil vem sendo adotoa por mais de 40 anos na Europa e EUA. A TRI adota uma modelagem de pontuação onde considera o desenvolvimento cognitivo por área do candidato. Assim, por exemplo numa prova de matemática, onde o conteúdo de probalidades sejam acertados pelo candidato o mesmo terá a pontuação máxima neste competência. Mas se houver "chute", ou seja, acerto de parte das questões o candidato recebe pontuação inferior. Também adota a questão do número de acertos pelos candidatos, assim questões com menos acertos são mais pontuados do que as questões mais fáceis.

Segundo o profesor FRANCISCO JÚNIOR este modelo exige um bom preparo do estudante:
"Entendo que todas as áreas de conheciemntos do ENEM são importantes, mas a REDAÇÃO se destaca na nota final do candidato, pois as Universidades participantes do SISU adotam pesos diferentes para as notas do ENEM. No caso da UFRJ, por exemplo a nota da redação tem peso 3 para todos os cursos. Logo uma boa nota na REDAÇÃO é fundamental para o candidato lograr uma vaga na Universidade" diz o professor Francisco Júnior.

O professor Francisco Júnior criou 2 plataformas digitais para orientação pessoal dos estudantes do I.E. Sarah Kubitschek e interessados, conforme abaixo:
BLOG www.ieskconectado.blogspot.com.br (com mais de 170.000 acessos no ar desde Julho 2012) e 

O tema da redação do ano passado foi a adoção da Lei seca no Brasil. O Professor Francisco Júnior desenvolveu no ano de 2011 o projeto IESKNOTRÂNSITO através:

"Este projeto foi desenvolvido com os estudantes do 1 ano e 3 ano do I.E. Sarah Kubitschek, em função do aumento dos acidentes de trânsito no bairro de Campo Grande e também para participação dos alunos formandos no Prêmio Nacional do DENATRAN 2012. Dentre muitos assuntos exploramos a adoção da Lei Seca no Estado do Rio de Janeiro e isso forneceu muito conteúdo para a redação do ENEM de 2013." Ressalta o Professor Francisco Júnior.

O professor destaca também que para uma boa redação no ENEM é preciso:
1) Ter noção da língua culta;
2) Ter leitura sobre o tema do assunto da redação;
3) Cuidado com a letra - cursiva ou de forma -  o edital diz que tem que ser legível;
4) Ter cuidado com rasuras e usar o rascunho;
5) Controlar o tempo durante a prova. Reservar no mínimo 1 hora somente para a redação;
6) Ter paciência e calma durante a prova;
7) Durante a semana da prova aproveitar para ter boas noites de sono.








Nenhum comentário:

Postar um comentário