segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Confira respostas para as principais dúvidas sobre a nota do Enem 2013.


Entenda como funciona o cálculo da média para o Sisu e ProUni e veja o mínimo necessário para obter o certificado do Ensino Médio

da redação | 04/01/2014 11h 54
Muitas dúvidas surgiram após a divulgação do resultado Enem 2013, principalmente a respeito de seu uso para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Selecionamos as perguntas que mais se repetiram em nossas redes sociais e fomos atrás de fontes oficiais (sites do governo e editais) para respondê-las. Confira a seguir:
Observação: Essas são apenas as perguntas mais frequentes. No fim dessa página você encontra todas as fontes oficiais em que nos baseamos para responder às questões e que também poderão ajudar vocês a responder suas dúvidas. Há ainda a possibilidade de falar com a central do MEC pelo telefone: 0800 61 61 61. Boa sorte!
Qual a nota mínima para passar no curso que eu quero no Sisu?
Depende. São vários os fatores que irão interferir na nota mínima para passar. Uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. No geral, cursos mais concorridos, como Medicina, Engenharia e Direito, têm notas maiores.
nota de corte será gerada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição (7 de janeiro, terça-feira). Segundo o edital do Sisu, no caso de notas idênticas, o desempate entre os estudantes será feito seguindo a ordem de critérios abaixo:
I - nota obtida na redação; 
II - nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 
III - nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias; 
IV - nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
V - nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Não consegui ver a minha nota do Enem, o que faço?
Tente acessar a nota por esse site (http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/) e por esse outro (http://enem.inep.gov.br/resultadosenem/), ambos são oficiais. Caso eles não abram, aperte a tecla F5. Se mesmo assim não der, tente em outro horário.. Os sites estão congestionados, devido ao grande número de acessos (é só lembrar que, como você, outras cinco milhões de pessoas também estão querendo ver a nota. ;) ). 
Se você perdeu a senha e já tentou recuperá-la pelo site, tanto por e-mail como por sms, e mesmo assim não conseguiu, entre em contato com o MEC pelo número 0800 61 61 61.
Como é feita a média das notas do Enem?
No caso do Sisu: Segundo o site do programa, essa média é feita pelo próprio sistema, pois as instituições cadastradas podem usar critérios diferentes. Então não adianta, por exemplo, somar todas e dividir por cinco, ou somar as quatro provas objetivas, dividir por quatro e depois somar essa média com a nota da redação e dividir por dois, como foi dito por algumas pessoas.
Ao colocar o número de inscrição do Enem no site, o Sisu fará a média automaticamente, já sabendo dos critérios usados pela universidade que você se inscreveu. É com base nessa média gerada pelo sistema que são feitas as notas de corte, divulgadas diariamente.
No caso do ProUni: Já para o ProUni, a história é diferente. De acordo com o site oficial do programa, a nota mínima estabelecida pelo MEC para participação no processo seletivo é de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem.

Esta média é calculada somando-se todas as notas das cinco provas do Enem (Redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias) e dividindo por cinco. 

Para participar do processo seletivo do Prouni a nota na redação do Enem tem que ser maior que zero. Só lembrando: ainda não foram divulgadas informações sobre a edição 2014 do programa, portanto, essas informações se referem à última seleção, feita no segundo semestre de 2013.
Qual é a nota mínimo para conseguir o certificado de Ensino Médio?
Os candidatos que completaram mais de 18 anos até a data de realização da primeira prova do Enem, poderão solicitar o certificado caso tenham obtido no mínimo 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame e no mínimo 500 (quinhentos) pontos na redação.
A emissão do documento certificador não é feita pelo Inep. Ela fica a critério da Unidade Certificadora, que estabelecerá resoluções específicas para aceitação do pedido. Confira a lista das unidades que aderiram ao Enem, no edital do exame.
Neste guia, preparado pelo MEC, é possível tirar todas as dúvidas sobre como tirar o certificado do Ensino Médio pelo nota do Enem.
Quando vão começar as inscrições para o ProUni?
O MEC ainda não divulgou informações sobre a edição 2014 do ProUni. A previsão é que as inscrições comecem ainda em janeiro. Assim que forem divulgados novos dados, vocês ficarão sabendo logo em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário