sábado, 5 de outubro de 2013

IBMEC inscreve para bolsas cursos superiores alunos da SEEDUC RJ.

BOLSAS IBMEC

 19/09/2013 - 16:40h - Atualizado em 19/09/2013 - 16:41h 
Bolsas IBMEC

Público-alvo

Alunos da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) melhor classificados no Vestibular do IBMEC, que tenham participado de pelo menos dois terços das avaliações bimestrais (Saerjinho), podendo ser:
a) Alunos concluintes do Ensino Médio nas modalidades de Regular, EJA ou Autonomia do ano de 2012 ou 2013; ou
b) Alunos que irão concluir o Ensino Médio e têm matrícula ativa nas modalidades de Regular, EJA ou Autonomia no segundo semestre de 2013.
Obs.: Casos omissos serão avaliados isoladamente pela SEEDUC.

Oferta IBMEC

Concessão de uma bolsa de estudo integral, pessoal e intransferível, em cada um dos cursos de graduação oferecidos nas unidades do IBMEC nas turmas que serão iniciadas no primeiro semestre de 2014.

 Inscrição no vestibular

As inscrições no vestibular serão feitas pelo site http://vestibular.ibmec.br. Os alunos da SEEDUC que fizerem a inscrição até o dia 02/10/13 receberão isenção da taxa de inscrição. A lista dos alunos que receberão a isenção será disponibilizada no site da SEEDUC.

Observação:

1 – Ressalta-se que o prazo para inscrição no vestibular IBMEC para o público geral ocorre até o dia 13/10/13. Os alunos da SEEDUC que realizarem a inscrição até o dia 02/10/13 receberão isenção da taxa de inscrição. Os alunos que realizarem a inscrição do dia 03/10/2013 ao dia 13/10/2013 deverão pagar a taxa de inscrição. Entretanto, todos os alunos da SEEDUC independentemente de terem ou não recebido o benefício de isenção da taxa de inscrição concorrerão às bolsas de estudos.
2 – Após a inscrição no site do IBMEC, será gerado um boleto bancário. Os alunos inscritos até o dia 02/10/13 pertencentes à Rede SEEDUC são isentos da taxa de inscrição e não precisarão efetuar o pagamento deste valor. O resultado dos beneficiados será divulgado no site da SEEDUC.
3 – Poderão participar do Programa os candidatos que, no momento da inscrição no processo seletivo, por meio da ficha online disponibilizada na página na internet do IBMEC, informem:
I. No campo “Tipo de instituição”, a opção “Escola Pública Estadual RJ”.
4– O aluno da Rede SEEDUC deverá preencher o campo “nome completo” exatamente como consta no sistema Conexão Educação. Para assegurar-se de que o preenchimento seja feito de acordo com esse critério, o aluno deverá verificar seus dados por meio do Boletim Eletrônico no portal Conexão Aluno, acessível através do site http://www.conexaoaluno.rj.gov.br.

Cursos oferecidos

Curso
Unidade IBMEC
Número de vagas
Administração
Centro
1
Ciências Contábeis
Centro
1
Ciências Econômicas
Centro
1
Direito
Centro
1
Relações Internacionais
Centro
1
Administração
Barra da Tijuca
1
Ciências Econômicas
Barra da Tijuca
1
Comunicação Social - Jornalismo
Barra da Tijuca
1
Comunicação Social – Propaganda e Marketing
Barra da Tijuca
1
Engenharia de Produção
Barra da Tijuca
1
Relações Internacionais
Barra da Tijuca
1


Critérios de elegibilidade

• Só serão oferecidas bolsas aos alunos que preencherem os requisitos abaixo, cumulativamente:
a) Forem aprovados no vestibular do IBMEC e tiverem as melhores classificações frente aos demais alunos concorrentes da Rede SEEDUC. A preferência será para o candidato da Rede SEEDUC melhor colocado no vestibular, em cada um dos cursos oferecidos pelo IBMEC e, caso este não seja elegível pelos critérios do IBMEC e da SEEDUC, a vaga será oferecida para o segundo colocado, que caso também não seja elegível, será oferecido somente até o terceiro colocado.
b) Terem participado de pelo menos dois terços das avaliações bimestrais (Saerjinho), sendo que os alunos aprovados deverão ter participado dos simulados do ano de 2012 ou 2013.
c) No caso de um primeiro empate, serão consideradas as regras de desempate estabelecidas no edital do vestibular corrente do IBMEC. Caso o empate ainda persista, será concedida a bolsa àquele que obtiver o melhor desempenho nas avaliações do Saerjinho, segundo o critério de média simples das duas maiores notas obtidas na disciplina de Língua Portuguesa. Persistindo o empate, será concedida a bolsa ao aluno mais velho.

Regras IBMEC

• O benefício da bolsa será estendido automaticamente até o término do curso de graduação, desde que o aluno atenda as regras do Grupo IBMEC e que tenha rendimento acadêmico satisfatório.
• Para renovação do benefício, o aluno/beneficiário deverá estar regular com as suas obrigações acadêmicas, não apresentando reprovações, dependências ou Coeficiente de Rendimento (CR) menor do que 7,0 (sete).
• O encerramento da bolsa ocorrerá quando o aluno:
a) Concluir regularmente o curso Graduação;
b) Descumprir reiteradamente as regras acadêmicas do Grupo IBMEC;
c) Obter rendimento insatisfatório no semestre letivo
• Na ocorrência do encerramento da bolsa, o aluno poderá apresentar, por uma única vez, justificativa pelo desempenho insatisfatório e pedido de reconsideração para a manutenção da bolsa de estudos para o Conselho Acadêmico, formado pelo Coordenador do Curso, pela Direção Acadêmica da Faculdade e pelos Docentes da disciplina reprovada. Havendo o indeferimento da justificativa e pedido de reconsideração para a manutenção da bolsa pelo Conselho Acadêmico, operar-se-á de pleno direito o encerramento da bolsa de estudo.

Divulgação dos resultados

1) Quanto à isenção da taxa de inscrição
• A SEEDUC divulgará no seu respectivo site o nome dos candidatos no vestibular IBMEC que serão isentos da taxa de inscrição.
2) Quanto à bolsa de estudos
• O IBMEC entrará em contato via SMS, mala direta e telefone sinalizando o aluno aprovado e, paralelamente, a SEEDUC divulgará no site o nome dos beneficiados.
• Serão realizadas até 3 (três) convocações, devendo o aluno estar atento para o prazo de efetivação da matrícula estipulado, que será de 5 (cinco) dias úteis.

Matrícula

• O aluno beneficiado pela bolsa terá até 5 dias úteis para realizar a matrícula. Caso ele não compareça, será chamado o próximo candidato selecionado.
• Uma vez que o candidato tenha perdido o prazo de matrícula, não caberá recurso.
• Deverão ser apresentados obrigatoriamente os documentos de conclusão do ensino médio comprobatórios.

Calendário

Ação
Prazo
Período de inscrição
22/08/13 a 02/10/13
Divulgação dos alunos beneficiados com a isenção da taxa de inscrição
11/10/2012
Realização da prova do vestibular – Direito e Relações Internacionais
17/10/2013
Realização da prova do vestibular – Outros cursos
18/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário