terça-feira, 8 de outubro de 2013

Bolsas de estudo para ensino fundamental e médio. Saibam aqui como concorrer!!!!

Saiba como concorrer a uma das cinco mil bolsas de estudo nos níveis fundamental e médio oferecidas no Rio

Para Karoliny, o esforço para lutar por uma vaga compensa
Para Karoliny, o esforço para lutar por uma vaga compensa Foto: Luiz Ackermann / Agência O Globo
Thamara Laila
Tamanho do textoA A A
Quando a estudante Maria Karoliny de Araújo, de 18 anos, concluiu o 9º ano do ensino fundamental, se deparou com a necessidade de trocar de escola, porque o colégio Sistema Jockey Club, no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio, não oferecia o ensino médio. Foi uma prova de fogo.
— Meu pai é porteiro, minha mãe diarista. Nossa situação é apertada. Sempre fui bolsista e, quando acabei o 9º, fiquei desesperada, pois precisava de alguma escola com um preço muito bom. Escolhi e consegui uma bolsa de 100% — conta Maria, que cursa o 3º ano do ensino médio no colégio Pensi e quer fazer vestibular para Ciências Contábeis, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): — A escola é muito rígida e, no início, foi difícil me adaptar. Precisava estudar muito para manter a bolsa, pois, sem ela, estaria trabalhando, já que minha família não teria condição de pagar a mensalidade.
A partir do mês de outubro, pais e filhos compartilharão desafios semelhantes ao de Maria Karoliny, com o início da temporada de provas para ingresso nas escolas. O EXTRA levantou informações sobre os processos seletivos de 15 delas. Destas, onze informaram quantas bolsas vão oferecer em 2014. No total, serão, pelo menos, 5.391 oportunidades, em unidades espalhadas por diversos bairros do Rio.
Os colégios que não concedem bolsas de estudos por meio de provão também iniciam a peneira para a admissão de novos alunos, a partir do mês que vem. Em alguns deles, a bolsa pode ser garantida após uma entrevista com a coordenação.
Cuidados com o contrato

Cláusulas

O contrato deve ser fornecido, pelo menos, 45 dias antes da data final da matrícula e conter o valor das mensalidades, o número de vagas por turma e os horários das aulas. Deve prever a devolução de parte da mensalidade, caso haja desistência, antes de começar o ano letivo. Pode ser cobrada multa pelo cancelamento, desde que prevista no contrato e com limite de 10%.

Atraso

O valor da multa por atraso de pagamento deve estar estipulado no contrato.
Admissão em instituições públicas
Quem quiser ingressar em uma das conceituadas instituições públicas do Rio, como os colégios Pedro II e de Aplicação da Uerj (Cap-Uerj) e da UFRJ (Cap-UFRJ), deve ficar atento ao prazo do processo seletivo. Para entrar num deles, os estudantes serão submetidos a provas ou sorteios. O Pedro II e o Cap-Uerj ainda não divulgaram os editais de seus processos seletivos para admissão em 2014.
O Cap-UFRJ está com inscrições abertas até o meio-dia do dia 7 de outubro, e oferece 96 vagas — 57 para o nível fundamental e 39 para o médio. Para o fundamental, 48 são para o 1º ano, uma para o 3º ano, seis para o 6º ano e duas para o 7º ano. Para o médio, 36 para o 1º ano e três para o 2º ano.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.admissaocap.ufr.br. A taxa é de R$ 50, e o boleto deve ser pago em qualquer agência bancária, até as 16h do dia 8 de outubro. A prova para o nível médio será aplicada em 10 de novembro, às 8h. Para o ensino fundamental, o sorteio será no dia 17 de dezembro.
Confira as oportunidades
Confira as oportunidades
Confira as oportunidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário