sábado, 6 de julho de 2013

SEEDUC REALIZA REUNIÃO DE ACOMPANHAMENTO DE RESULTADOS. 14 Unidades da rede recebem prêmio ID ESCOLA.

SEEDUC REALIZA REUNIÃO DE ACOMPANHAMENTO DE RESULTADOS

 06/07/2013 - 11:26h - Atualizado em 06/07/2013 - 11:48h
 » Gabrielli Damazio / Fotos Cris Torres

A Secretaria de Estado de Educação realizou, nessa sexta-feira (05/07), a primeira Reunião de Acompanhamento de Resultados, 2013, para avaliar o desempenho da rede estadual no primeiro bimestre letivo.
 
Participaram da reunião o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia; o chefe de gabinete, Sergio Mendes; o subscretário Executivo, Amaury Perlingeiro; os subscretários de Gestão de Ensino, de Gestão de Pessoas e de Infraestrutura, Antonio Vieira Neto, Luiz Carlos Becker e Zaqueu Ribeiro, respectivamente, além de superintendentes, diretores regionais, Integrantes do Grupo de Trabalho, diretores de escolas e professores.

O secretário iniciou o encontro apresentando um panorama sobre a educação no Brasil e no estado do Rio de Janeiro, destacando algumas ações positivas, como a queda da taxa de distorção idade-série no Ensino Médio e o avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

- Eu fico imensamente grato por vocês estarem presentes. Hoje, contamos com histórias de superação e podemos perceber que é possível mudar a realidade da educação. Precisamos manter a serenidade e continuar com o foco nas ações adotadas para que as escolas avancem ainda mais -, afirmou.

A gestora pública, Daniela Ribeiro, e o Coordenador de Análise de Indicadores e Informações Educacionais, da Superintendência de Acompanhamento e Avaliação, Ângelo Hottz, apresentaram os resultados do primeiro bimestre e a melhoria no último IDERJ, índice da Secretaria que leva em conta o Indicador de Fluxo Escolar e o Indicador de Desempenho.

Ainda pela manhã, as Diretorias Regionais Metropolitanas III, IV, VI, que atendem às unidades escolares da capital, apresentaram algumas ações para superar suas principais dificuldades. Logo em seguida, o Ciep Brizolão 368 João Conceição Canut, em Itaguaí, e o Ciep 230 Manoel Malaquias Gurgel da Silva, em Nilópolis, destacaram alguns exemplos de boas práticas desenvolvidas para o avanço no Iderj.

- A Metropolitana ficou muito feliz pela superação do CIEP 230 e pelos desafios superados. Ano passado, eles tiveram um desvio negativo e hoje apresentaram as ações que renderam os frutos positivos. Boa parte do trabalho desse resultado foi conquistada pela a união da equipe da escola, junto com a Regional e a Seeduc -, disse a diretora Regional Pedagógica da Metropolitana VII, Denise de Oliveira.

A professora Integrante do Grupo de Trabalho (IGT), da Metropolitana II, Fabiana Arrais, destacou a importância da equipe no acompanhamento dos resultados das unidades escolares e abordou os desafios encontrados nas cincos escolas em que ela desenvolve o trabalho.

- Como servidora da rede estadual, é um privilégio fazer parte desse grupo de trabalho. É uma experiência maravilhosa e enriquecedora. Trabalhamos com a gestão da escola, acompanhando e avaliando os resultados e as metas estabelecidas -, afirmou Fabiana.

A segunda parte da reunião de 1º Nível começou com a participação especial dos alunos do Coral do Colégio Estadual Heitor Lira, na Penha, e o maestro professor Izidoro Januário Filho. A apresentação foi em homenagem ao centenário de Vinícius de Moraes. Além disso, contou com as palestras do coordenador do Pré- Vestibular Invest e ex-aluno da rede pública, Getúlio Fidelis, e da educadora e escritora, Andréa Ramal.

- A educação é a profissão que transforma a realidade social do indivíduo, e a sala de aula é um laboratório que pode construir um mundo inclusivo e respeitador. O encontro de hoje é uma forma de refletir sobre a realidade do ensino no Rio e construir novas metas e desafios -, destacou Andréa.

O evento incluiu também a apresentação sobre o Reforço Escolar - projeto desenvolvido pela Secretaria, com o intuito de oferecer novas oportunidades de aprendizagem aos alunos, e uma mesa redonda formada pelos subsecretários Luiz Carlos Becker; Zaqueu Ribeiro e o assessor especial, Paulo Fortunato.

Em reconhecimento pelos bons índices alcançados, 14 escolas receberam o prêmio ID Estrela. São elas: C.E João de Moraes Martins, C.E Paulino Fernandes, C.E José Leite Lopes (Nave), C.E Professor Horácio Macedo, IE Professor Manual Marinho, C.E Antônio Prado Júnior, C.E Lions Clube, C.E Cheuqer Jorge, C.E Luiz Ferraz, C.E Deodato Linhares, E.E Monclar Gomes Filho, C.E Almirante Barão de Teffé, C.E Roberto Montenegro e C.E Barão de Aiuruoca.

Houve também a premiação das cinco melhores escolas no resultado do Iderj: C.E Professor Horácio Macedo, C.E Nephtalina Carvalho Ávila, C.E Waldemiro Pitta, C.E José Leite Lopes (Nave), C.E Paulino Fernandes e C.E João de Moraes Martins.
 
Fonte: http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=1656745

Nenhum comentário:

Postar um comentário