quinta-feira, 25 de julho de 2013

Exército Brasileiro muda missa e vigília de Guaratiba para Copacabana em razão da chuva. Fim do sonho da Zona Oeste em receber o papa Francisco.

Decisão foi anunciada pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta.

Mau tempo deixou Campo da Fé cheio de lama, sem condições.

Darlan Alvarenga e Juliana CardilliDo G1 Rio

lama_campo_da_fe (Foto: Darlan Alvarenga/G1)Campo da Fé amanheceu coberto de lama nesta quinta-feira (25) (Foto: Darlan Alvarenga/G1)
A missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude, com a presença doPapa Francisco, que estava prevista para domingo (28) no Campo da Fé, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, foi transferida para a Praia de Copacabana, na Zona Sul. Segundo o Comitê Organizador da JMJ, o mau tempo tornou a realização impraticável, já que o local amanheceu tomado por lama nesta quinta (25). A informação foi confirmada pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta.
Em entrevista coletiva que ocorre na tarde desta quinta no Centro de Operações da Prefeitura do Rio, o prefeito Eduardo Paes pediu a compreensão dos moradores do bairro. Segundo ele, a situação de Guaratiba, "do ponto de vista de saúde coloca as pessoas em risco", por isso, técnicos em saúde e logística recomendaram a mudança.
Prefeito Eduardo Paes em entrevista coletiva sobre alteração da missa no Campo da Fé (Foto: Juliana Cardilli/G1)Prefeito Eduardo Paes em entrevista coletiva sobre
alteração da missa no Campo da Fé
(Foto: Juliana Cardilli/G1)
Ao lado dos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Gilberto Carvalho ((Secretaria Geral da Presidência), Paes adiantou que os eventos estão mantidos, mas que haverá contingências em Copacabana.
Segundo o prefeito, aq mudança foi decidida com antecedência, mas pode não haver tempo hábil para transferir todos os banheiros. Ele disse que os peregrinos que puderem voltar para casa, devem fazê-lo. Mais detalhes sobre as alterações somente serão fornecidos em outra entrevista coletiva, que está marcada para as 11h desta sexta no Rio.
Depois da abrir a vigília no sábado, a igreja pede que os peregrinos voltem para casa e não durmam na praia, já que não há estrutura montada para isso. Em Guaratiba, havia palco e estrutura de banheiros e montados.
"Seria uma atitude irresponsável nossa manter a vigília ali", afirmou Dom Paulo, que integra o comitê organizador do evento. Segundo ele, o Papa Francisco já foi informado sobre a decisão e está de acordo.
Ainda segundo Paes, não houve aporte de dinheiro da prefeitura no terreno, apenas no entorno, como em dragagem de rios. Dom Paulo não informou o valor gasto para realizar o evento em Guaratiba, mas disse que tudo foi financiado pelo Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 no Campus Fidei (Campo da Fé).
"É uma alegria receber o Papa aqui. Não vamos transformar a vinda dele num jogo de contabilidade, de ganhos econômicos. Estamos recebendo um líder espiritual, um chefe de Estado. O Rio ganhou muito e ganha muito, está muito feliz de receber o Papa", afirmou o prefeito.
"O Papa pediu hoje para mandar uma dúzia de ovos para Santa Clara [para parar de chover], e foi o q fiz", completou Paes.
Soldados caminham na lama no Campo da fé em Guaratiba (Foto: Nicolas Tanner/AP)Soldados caminham na lama nesta quinta no Campo da fé em Guaratiba (Foto: Nicolas Tanner/AP)
Moradores contam prejuízo
Vizinhos do Campo da Fé, em Guaratiba, reagiram com surpresa e indignação à notícia do cancelamento dos eventos. Moradores e fiéis ouvidos pelo G1 dizem que a situação já era precária desde a semana passada e que a decisão poderia ter sido tomada com antecedência maior. Ainda assim, em razão das péssimas condições do local, os peregrinos consideraram a troca necessária.
"Não tem como mesmo fazer aqui”, afirmou o pedreiro Ednaldo Freitas Ribeiro. “Como é que vai fazer o evento desse jeito, onde até mesmo quem está trabalhando de botas aqui tem dificuldade para entrar?", questionou. "O prefeito e os engenheiros deveriam ter percebido isso já há algum tempo."
"Gastei R$ 1,5 mil para comprar bebidas para vender para os peregrinos. Quem vai cobrir agora esse prejuízo?", afirma o morador Paulo Teixeira Felipe. Ele disse ainda que vários vizinhos chegaram a alugar casas para os participantes.
Campo da fé alagado em Guaratiba (Foto: Darlan Alvarenga/G1)Campo da fé alagado em Guaratiba
(Foto: Darlan Alvarenga/G1)
"Será péssimo para a imagem do Rio de Janeiro. Isso vai ser mostrado no mundo todo. É uma vergonha", diz Elton de Jesus, caseiro.
Mais cedo, o colunista do jornal "O Globo" Ancelmo Gois divulgou em seu blog que havia a intenção por parte dos organizadores de transferir a missa para a Zona Sul. Segundo a nota, o prefeito Eduardo Paes afirmou que ia apoiar qualquer decisão dos organizadores.
Nesta manhã, operários ouvidos pelo G1descreveram que o local que receberia o Papa em Guaratiba estava bastante alagado. O Exército também afirmou ao repórter Darlan Alvarenga que o evento seria cancelado em Guaratiba.
“Tudo em vão”, afirmou um dos militares da Brigada de Infantaria Paraquedista, que realizariam durante a tarde um treinamento para a chegada do Papa no local. “Mas realmente não tinha condições. O solo não tinha condições de absorver mais nada. Seria um vexame.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário