quarta-feira, 31 de julho de 2013

Começa na sexta-feira a 21ª edição do Anima Mundi. A segunda maior celebração da animação mundial será realizada no Rio de Janeiro entre os dias 02 e 11 agosto 2013. Saibam aqui:

21ª edição do Anima Mundi acontece no Rio de 02 a 11 de agosto

30/07/13

Começa nesta sexta-feira (02) a 21ª edição do Festival Internacional de Animação, o Anima Mundi 2013. A segunda maior celebração da animação mundial será realizada no Rio de Janeiro entre os dias 02 e 11 de agosto. Este ano serão exibidas 510 obras de 53 países, divididas em duas categorias: competitivas e informativas, nas quais serão apresentados curtas e longas animados de diferentes gêneros e nacionalidades.

No ranking das produções, o Brasil lidera com 106, acompanhado pela França com 80 filmes. Já a Alemanha e os Estados Unidos apresentam, ambos, 30 películas. Em seguida aparecem Reino Unido e Canadá, com 28 e 22 trabalhos, respectivamente. Países estreantes, como Moldávia e Líbano terão seus representantes na festa, bem como Chile, Uruguai, Cuba, Rússia, Japão, Dinamarca, Croácia, Ucrânia, África do Sul e Irã, que já fizeram parte de outras edições.

Na disputa entre os longas-metragens, o festival bate um recorde com 13 títulos inscritos. Destaque para o argentino ‘Anima Buenos Aires’, o brasileiro ‘Luz, anima, ação!’, de Eduardo Calvet, que conta a história da animação no Brasil, e o sul-coreano ‘The King of Pigs’, de Yeon Sang-ho. O vencedor da última edição do Festival de Annecy, na França, ‘Uma História de Amor e Fúria’, de Luiz Bolognesi, também será exibido ao público presente.

Estarão presentes as animadoras canadenses Wendy Tilby e Amanda Forbes, que concorreram ao Oscar em 2012 pelo curta ‘Wild Life’, o irlandês David OReily, autor da obra crítica sobre a contemporaneidade, e o artista conceitual e ilustrador americano Andrew Probert, responsável pela criação de designs para longas como ‘De Volta Para o Futuro’ e ‘Jornada nas Estrelas’. Completando o time de super convidados, o evento traz o americano Chris Wedge, vencedor do Oscar em 1999 pelo curta ‘Bunny’ e a ‘A Era do Gelo’, assim como o brasileiro Ennio Torresan, que irá falar sobre seu trabalho nos estúdios DreamWorks, onde participou da criação dos filmes ‘Madagascar’ e ‘Kung Fu Panda’. 

Depois de ficar em cartaz durante dez dias na Cidade Maravilhosa, o evento segue para São Paulo, no período de 14 a 18 desse mesmo mês, levando não apenas as animações, mas também oficinas gratuitas para crianças e adultos, além das palestras e workshops de negócios.


A história por trás do Festival
Em 1993, diante do enfraquecido cenário da animação brasileira no mercado, os diretores Aída Queiroz, Cesar Coelho, Lea Zagury e Marcos Magalhães driblaram a falta de incentivos na área e criaram uma pequena mostra de filmes, restrita em apenas uma sala de cinema, com um pouco mais de noventa lugares: o Anima Mundi. 

Hoje, completando sua 21ª edição, o festival é o segundo maior do mundo, com público médio de 100 mil pessoas e mais de 400 filmes por edição, passando a ocupar uma nova sede na capital fluminense, a Fundição Progresso, no bairro boêmio da Lapa. O espaço terá sua estrutura adaptada para comportar uma sala de exibição com 800 lugares e outros dois espaços de projeção para receber as mostras e os encontros com alguns dos mais renomados profissionais da área.

Confira a programação completa do Anima Mundi 2013!

Serviço

Evento: Anima Mundi
Data: 02 a 11 de agosto de 2013
Horário: 11h às 21h, diariamente.


Locais de exibição

Fundição Progresso 
Rua dos Arcos, 24
Centro - Centro
Rio de Janeiro
(21) 2220-5070

Oi Futuro Ipanema 
Rua Visconde de Pirajá, 54 - 3º andar
Ipanema
Rio de Janeiro

Odeon 
Pça. Floriano, 7
Cinelândia - Centro
Rio de Janeiro
(21) 2240 1093

Nenhum comentário:

Postar um comentário