quarta-feira, 26 de junho de 2013

Famílias de Campo Grande vão receber peregrinos católicos com festa, churrasco e foguetório

Alexandre Franco e a mulher, Aline Tex, com os filhos Alexandre (de preto), Diulia e Lucas, que são coroinhas: festa para receber 20 peregrinas
Alexandre Franco e a mulher, Aline Tex, com os filhos Alexandre (de preto), Diulia e Lucas, que são coroinhas: festa para receber 20 peregrinas Foto: Nina Lima / Extra

Os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude nem imaginam o que os espera na chegada à Zona Oeste. No lar da família Tex, em Campo Grande, por exemplo, será uma verdadeira festa, com direito a bolas de aniversário penduradas na sala de estar e até cartazes de boas-vindas.
Uma prova do espírito acolhedor no bairro que registrou o maior número de residências cadastradas para acolhimento em todo o Rio. As inscrições ainda continuam abertas. Segundo a organização do evento católico, são mais de 16 mil casas abrindo as portas a visitantes estrangeiros e de outros estados do Brasil.
— Queremos fazer aquela festa para recebê-los. Vou estourar chuva de prata — empolga-se a servidora pública Aline Tex Barbosa, de 36 anos.
Ela e o marido, Alexandre de Paula Franco, de 42 anos, já estão com os folders de acolhida prontos para levantá-los diante das 20 peregrinas que vão alojar, além de dois padres do interior de São Paulo. Em um deles tem a foto do papa Francisco. Nos dois restantes escreveram frases: "Estamos alegres com a sua presença. Sejam bem-vindos", diz um deles.
A família, de Campo Grande, já providenciou folders de boas vindas
A família, de Campo Grande, já providenciou folders de boas vindas Foto: Nina Lima / Extra
Feijoada e festa para receber os visitantes
A festa com bolas e folders deverá continuar até depois da jornada, já que a família vai receber peregrinos que só vão embora após o término do evento.
— Quero fazer um churrasco, uma feijoada no final. É para sentirem o gostinho do Brasil — planeja Alexandre Franco.
A mulher, Aline Tex, apoia a iniciativa:
— Assim, a casa fica mais acolhedora. E nós vamos fazer novos amigos — diz.
A filha Diulia Tex, de 17 anos, está ansiosa:
— Eles vão conhecer jovens que querem se aproximar do ideal de Cristo.
O casal libanês El-Bayeh, também de Campo Grande, quer servir almoço com pratos árabes para as 10 peregrinas que irão alojar
O casal libanês El-Bayeh, também de Campo Grande, quer servir almoço com pratos árabes para as 10 peregrinas que irão alojar Foto: Nina Lima / Extra
Família libanesa vai promover foguetório
Outra casa de tradição em Campo Grande é a da família El-Bayher. E de tradição libanesa, hein, com direito à comida árabe bem servida à mesa. A mesma onde o casal do ilustre sobrenome reserva lugares para as dez peregrinas que irão alojar. Durante o evento católico, os visitantes deverão sair de manhã cedo, retornando ao alojamento somente às 22h.
— Tenho certeza de que gostam de comida árabe. Quero fazer uma mesa para elas com kibe, kafta e charuto. Mas quero deixá-las à vontade. Parece que estou num sonho e ainda não acordei — suspira a católica fervorosa Dibe El-Bayeh, de 77 anos.
Seu Chaker El-Bayeh, com a mesma idade da mulher, é daquele tipo generoso, que adora ver visitantes provando as delícias da sua terra. Se bobear, ele põe mais arroz com lentilhas no prato alheio.
— Se eu estivesse com mais saúde, receberia até 40 pessoas. É um grande evento de Deus, gente — alerta ele, que vai manter a tradição libanesa de soltar fogos para festejar a chegada dos seus visitantes.
Os kibes estarão sempre à mesa dos El Bayeh
Os kibes estarão sempre à mesa dos El Bayeh Foto: Nina Lima / Extra
Churrasco e quibe estão no cardápio
A estadia das dez peregrinas em um prédio de dois andares (e com três apartamentos) nos fundos da casa dos El-Bayeh também deverá reunir outros prazeres à mesa, como os brasileiros. Seu Chaker quer fazer um belo churrasco.
— Como eles não poderão ir aos eventos da jornada (por problemas de saúde), receber os peregrinos foi a maneira que encontraram de participar — explica Jamile Chaker El-Bayeh, de 48 anos, filha do casal.
Ela diz que dona Dibe está toda preocupada.
— Ela está pedindo para comprar carne (para o quibe) desde semana passada. E três tapetes. É para a o saco de dormir dos peregrinos ficar bem quentinho.
A JORNADA
16 mil
É o número de cadastros feitos em Campo Grande, até o fechamento da edição da Revista Zona Oeste, para receber peregrinos que virão ao Rio durante a Jornada Mundial da Juventude.
77 mil
É o número de moradores da Zona Oeste que estão cadastrados.
6 mil
Interessados em receber peregrinos são da Barra da Tijuca.
240 mil
É o total de cadastros contabilizados em todo o Rio.



Fonte: http://extra.globo.com/noticias/rio/zona-oeste/familias-de-campo-grande-vao-receber-peregrinos-catolicos-com-festa-churrasco-foguetorio-8545974.html#ixzz2XKiNi9mm

Nenhum comentário:

Postar um comentário