quinta-feira, 9 de maio de 2013

SEEDUC RJ criará Colégio bilíngue portugês-francês, mas unidade ainda não tem local definido. Méier e Niterói disputam localização.


RIO — Um antigo colégio desativado no Méier, na Zona Norte, está na disputa com o Ciep no bairro de Charitas, em Niterói, para abrigar a primeira escola pública bilíngue de Português-Francês do estado do Rio. O anúncio foi feito pelo Secretário de estado de Educação Wilson Risolia durante a inauguração da primeira sede da Aliança Francesa no mundo, na manhã desta segunda-feira, em Botafogo.

— Como o projeto central da escola é aliar o aprendizado da língua à temática de responsabilidade com a sustentabilidade e o meio ambiente, o espaço do Ciep parece ser a melhor opção. Mas ainda estamos avaliando — afirma o secretário, que deve anunciar a sede da unidade até o final de maio.
Hoje, 8.101 alunos da rede estadual têm acesso à língua francesa, ensinada por 53 professores, em 46 escolas da rede estadual . Destes 53, cerca de 5 farão parte do primeiro grupo que viajará para a França em junho para passar por treinamentos. O primeiro semestre da escola bilíngue começará em fevereiro de 2014. Dependendo da escolha da unidade, o projeto contará com três ou quatro turmas, cada uma delas com cerca de 30 alunos. A iniciativa da escola bilíngue foi criada a partir de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Educação com a Académie de Créteil e a Embaixada da França no ano passado.
A ministra delegada junto ao Ministério das Relações Exteriores, Yamina Benguigui ratificou a importância do aprendizado estratégico da língua francesa. Para além do foco nos eventos esportivos que a cidade sediará nos próximos anos, o ensino da língua nas escolas públicas amplia a troca e as chances de emprego para brasileiros em países e empresas francesas.
— O Rio é o maior estado francófono do país. Quando estudamos uma língua, não aprendemos somente um idioma, mas uma cultura. Falar francês hoje, principalmente na América do Sul e no Brasil é sinônimo de mobilidade e de oportunidade de emprego aqui e no mundo inteiro — explicou Yamina.
O plano pedagógico do ensino bilíngue já está pronto e aliará a grade convencional do ensino médio à matérias sobre ciência, meio ambiente e cultura francesa. Todo o conteúdo será exposto nas duas língua. E além das salas de aula convencionais, a unidade contará com o laboratórios de ciências e de idioma. Para trabalhar na escola, os professores passarão por um processo de seleção interno e os aprovados farão uma jornada de 30 horas semanais. A dedicação será exclusiva.
Assim como o Colégio Estadual José Leite Lopes, o Nave, que integra o ensino à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologia por alunos do ensino médio, o projeto da escola bilíngue integra o programa Dupla Escola.Para conseguir uma vaga na instituição, os alunos participarão de um processo seletivo.
— A nova escola tem dois pilares. Um é o pragmático, pois formaremos jovens qualificados para o mercado de trabalho. O outro pilar é o social, porque estamos criando condições ideais e de qualidade para que jovens tenham acesso à línguas estrangeiras — afirmou o secretáiro, que além da escola bilíngue das línguas francesa e inglesa, também negocia com os governos espanhol e chinês o mesmo modelo de implementação do ensino da língua espanhola e do mandarim no estado.

Fonte: http://extra.globo.com/noticias/educacao/escola-bilingue-de-portugues-frances-ainda-nao-tem-local-definido-8333159.html#ixzz2SllydfRz



MOBILIDADE INTERNA PARA O PROGRAMA DUPLA ESCOLA PARA O C.E DE FORMAÇÃO EM LÍNGUA FRANCESA

 15/04/2013 - 10:28h - Atualizado em 08/05/2013 - 09:53h 
Veja aqui listagem dos candidatos aptos para Entrevista Pessoal


AVISO:

Prezados Servidores,
A Coordenação de Recrutamento e Seleção altera a etapa da realização das entrevistas e do resultado final da Mobilidade Interna para o Programa Dupla Escola Bilíngue Português e Francês.

Os candidatos convocados para a entrevista individual da disciplina de Língua Portuguesa devem ficar atentos à mudança na data de comparecimento. O novo dia é 16 de maio. 
 
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O Programa Dupla Escola tem como objetivo transformar a unidade escolar convencional em um espaço de oportunidade para o aluno, onde ele entenda que o investimento nos estudos é importante para o seu futuro.

Dupla Escola significa duas vezes escola: jornada dupla. E, para manter um adolescente na escola em tempo integral, é importante que o espaço seja atrativo. Assim, é necessário que a política de educação entenda o que o jovem quer e atenda aos seus anseios.

O Colégio Estadual de Formação em Língua Francesa tem como objetivo a formação de jovens protagonistas, com bom conhecimento da língua francesa, com as competências necessárias ao mundo globalizado do século XXI, formando alunos críticos e autônomos, capazes de se apropriar de uma segunda língua com fins de pesquisa, enriquecendo-se culturalmente tendo um desenvolvimento intra e interpessoal.

A fim de garantir o sucesso desse projeto, todos os professores dessa escola passarão por momentos de formação inicial e continuada, em serviço, voltados para a proficiência em língua francesa e para a apropriação de metodologias inovadoras de ensino. Além disso, serão realizadas reuniões semanais de planejamento pedagógico das atividades integradas, envolvendo todo o corpo docente, contando com o comprometimento dos professores numa carga horária de trinta horas (30h) semanais para implementação da proposta pedagógica inovadora da escola.

1. FUNÇÃO
• Professor

2. FORMAÇÃO ACADÊMICA
Professor de Francês
• Licenciatura Plena em Francês.
Professor de disciplina não lingüística: Biologia
Disciplina Não Linguística (DNL) consiste no ensino de uma língua através de outra disciplina que não seja a Língua Estrangeira:
• Licenciatura Plena em Biologia.
Professor das demais disciplinas
• Licenciatura Plena na disciplina a qual se candidata.
9. LOCALIZAÇÃO
• A escola em questão estará situada na região metropolitana do Rio de Janeiro.

10. VAGAS



DISCIPLINA
VAGAS
CH. SEMANAL
QD. RESERVA
Língua Portuguesa
3
30 horas


2
Arte
1
30 horas
1
Física
1
30 horas
1
Química
1
30 horas
 1
Biologia
1
30 horas
1
Matemática
1
30 horas
1
História
1
30 horas
1
Geografia
1
30 horas
1
Filosofia
1
30 horas
1
Sociologia
1
30 horas
1
Educação Física
1
30 horas
1
Língua Estrangeira - Espanhol
1
30 horas
1
Língua Estrangeira - Francês
3
30 horas

2
Ensino Religioso
1
30 horas
1


11. CRONOGRAMA



Etapas
Prazos
Período para envio dos currículos e fichas de inscrição
15 a 30/04/2013
Período para análise dos currículos e fichas de inscrição
15/04 a 03/05/2013
Convocação para Entrevista
06/05/2013
Período para realização das Entrevistas
07 a 13/05/2013
Divulgação do Resultado Final
17/05/2013
Curso de Formação I
Junho/2013
Curso de Formação II
01 a 11/07/2013
Curso de Formação III
21 a 28/09/2013

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