segunda-feira, 27 de maio de 2013

Enem 2013 bate recorde de inscritos nesta manhã. Inscrições terminam nesta segunda-feira, 27 Maio 2013. Pagamento até 29 Maio 2013.


Segundo MEC, mais de 6,3 milhões candidatos se inscreveram até 11h20 desta segunda. Prazo acaba às 23h59 de hoje

  • Nesta madrugada, site do Inep chegou a informar erroneamente ‘Inscrições Encerradas’ e confundiu candidatos



Erro no site do Inep nesta madrugada informava “Inscrições Encerradas”
Foto: Reprodução
Erro no site do Inep nesta madrugada informava “Inscrições Encerradas” Reprodução
RIO - Terminam às 23h59 desta segunda-feira as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 6.342.250 de candidatos se inscreveram até as 11h20 no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número já é superior aos 5.971.290 de inscritos na edição do ano passado. Ainda segundo o MEC, não haverá prorrogação do prazo de inscrição.
Faça sua inscrição no Enem 2013 por aqui.
Na madrugada desta segunda, o site do Inep chegou a apresentar problemas por volta da 0h. Estudantes relataram por Facebook que o endereço eletrônico informava "Inscrições Encerradas", cerca de 23 horas antes do prazo estipulado pelo edital do Enem. No entanto, mesmo com a informação indicando o inverso, era possível clicar no link e inscrever-se. Segundo o MEC, de 0h a 1h da manhã, foram realizadas 8.237 inscrições. O site foi normalizado ainda de madrugada.
No entanto, candidatos contestam a versão do MEC. A estudante baiana Fernanda Scandura tentou inscrever-se às 0h27 no portal, mas não obteve sucesso. Ela só conseguiu candidatar-se no Enem na manhã de hoje. Segundo Fernanda, não foi possível clicar no link de madrugada.
- Passei mais de uma hora tentando e não funcionava. Na verdade, não existia o link, mas apenas a imagem "inscrições encerradas". Não aparecia a mãozinha quando existe um link para ser clicado. Permanecia apenas a seta do mouse - relatou a estudante.
Os resultados do Enem podem ser usados em vestibulares de instituições de ensino superior que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no processo seletivo de bolsas do Prouni, no financiamento estudantil (Fies), dentre outros programas como o Ciências sem Fronteiras.
Quem deixar para fazer a inscrição hoje tem até esta quarta-feira (29) para pagar a taxa de R$ 35 do Guia de Recolhimento da União (GRU Simples). A taxa, que garante a participação do estudante na avaliação nacional, deve ser paga apenas nas agências do Banco do Brasil. É obrigatório o fornecimento dos números dos documentos de identidade e CPF, além de um e-mail para contato. A isenção da taxa de inscrição é garantida para estudantes que concluem o ensino médio este ano e estão devidamente matriculados em escola da rede pública de ensino mencionada no Censo Escolar. Alunos que comprovarem baixa renda por meio de documentos poderão solicitar o mesmo direito.
Especificidades no ato da inscrição
Quem pretende usar o Enem para certificação de conclusão do ensino médio deve deixar claro esse objetivo no ato da inscrição. Para obter o certificado, o aluno deve tirar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação. Além disso, estudantes com necessidades especiais podem indicar as suas especificidades o ato da inscrição e, assim, receber tratamento diferenciado durante o exame. Há provas em braile, com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas) e com letra super ampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas). É possível também ter à disposição um tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), um guia-intérprete para surdo e cego e auxílio para leitura e para transcrição, assim como leitura labial, sala de fácil acesso e mobiliário especial.
Como nas últimas edições, o Enem terá quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha, divididas nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Matemática e suas Tecnologias. Veja abaixo as disciplinas de cada área:
Ciências Humanas e suas Tecnologias -> História, Geografia, Filosofia e Sociologia
Ciências da Natureza e suas Tecnologias -> Química, Física e Biologia
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação - > Redação, Língua Portuguesa, Literatura, Língua estrangeira (inglês ou espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
Matemática e suas Tecnologias -> Matemática
No dia 26 de outubro, os estudantes farão as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. No dia seguinte, será a vez das provas de redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.
É bom lembrar que, nos dois dias, os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h. O estudante que tentar entrar depois desse horário será impedido de fazer a prova. O candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente.
Os alunos só poderão deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é preciso esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.
Para realizar os testes, o estudante deve ter em mãos documento de identificação original com foto, ou boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova para os que não tiverem documentação.
Redação com correção mais rigorosa
Após uma série de reportagens do GLOBO mostrando falhas de correção em redações do Enem, a edição deste ano terá critérios mais rígidos. Os textos terão notas que vão de 0 a 1000 pontos. A correção será feita obedecendo a divisão por cinco competências, onde cada uma valerá 200 pontos.
Cada texto será corrigido por dois corretores independentes entre si e o resultado final será a média aritmética das notas conferidas por cada um. No entanto, se as notas dadas pelos dois corretores tiverem diferença maior do que 100 pontos ou se a diferença das notas em alguma competência específica for superior a 80 pontos, a redação será corrigida por um terceiro corretor. Com isso, a nota final será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo descartadas as demais notas.
Se ainda sim houver discrepância entre o terceiro corretor com os outros dois corretores, a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores que atribuirá a nota final, sendo descartadas as notas anteriores.
Receberão nota zero os estudantes que deixarem a prova em branco, que não atenda à proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a estrutura dissertativo-argumentativa, que escreverem menos do que sete linhas, ou copiarem textos motivadores do Caderno de Questões.
Após o GLOBO mostrar casos de alunos que escreveram receita de Miojo e hino do Palmeiras e tiraram notas acima da média, o Inep determinou para a edição deste ano que qualquer redação que "apresente parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto, será considerada 'Anulada'".
Além disso, será exigido de cada corretor uma justificativa para redações que obtiverem nota máxima, e ainda sim, contenham erros de português.
Resultados
O gabarito das provas objetivas serão publicados até o dia 30 de outubro no site: http://portal.inep.gov.br/enem. Os estudantes poderão conferir seus resultados individuais em data a ser posteriormente divulgada no endereço eletrônico: http://sistemasen e m 2 . i n e p . g o v. b r / r e s u l t a d o s e n e m. Para isso, é preciso ter em mãos o número de inscrição e senha ou CPF e senha.

http://oglobo.globo.com/educacao/enem-2013-bate-recorde-de-inscritos-nesta-manha-8507865#ixzz2UWOtpLn7 

Nenhum comentário:

Postar um comentário