domingo, 30 de dezembro de 2012

Cinema para Todos alcança a marca de um milhão de vales-ingresso utilizados - escolas atenderão estudantes durante as férias.

Em sua terceira edição, programa cria plantão especial para atendimento dos alunos durante as férias escolares

O Cinema Para Todos (CPT) – uma iniciativa do Governo do Rio de Janeiro, fruto da parceria entre as Secretarias de Estado de Cultura e de Educação – tem muito o que comemorar neste final de ano. O programa acaba de alcançar a marca de 1 milhão de vales-ingresso utilizados ao longo de suas três edições, além de ter exibido 192 filmes nacionais, para alunos de mil escolas da rede estadual e participação de mais de 2.000 educadores.
 Os números ainda vão aumentar com a prorrogação da validade dos vales-ingresso (de 31 de dezembro de 2012 até 30 de abril de 2013) e com o Plantão de Férias. De 19 de dezembro a 8 de fevereiro, promotores do CPT se revezarão em 64 escolas de todo o Estado, distribuindo vales-ingresso a fim de garantir Cinema Para Todos mesmo durante as férias (confira a escala de plantão abaixo). Aline Monteiro, promotora da região de Metropolitana IV (Bangu), está satisfeita com o trabalho extra neste verão:

- O Programa superou minhas expectativas. É inovador, único. Aprendi muito com ele, não só como profissional, mas também como cidadã. É gratificante saber que de alguma forma estou contribuindo para o crescimento cultural dessa geração. Despertar a curiosidade nos alunos, contagiá-los com o nosso entusiasmo, transformar e nos transformarmos, isso é fantástico –, garante a promotora.
Com esta iniciativa, os estudantes de rede estadual de ensino poderão aproveitar as férias para assistir a, por exemplo, “Os Penetras”, de Andrucha Waddington, e “Gonzaga – de pai pra filho”, de Breno Silveira, além de “De pernas para o ar” e “Tainá 3”, que serão lançados neste período. Somando a estes o público de filmes como “À beira do caminho” e “Até que a sorte nos separe”, que estiveram em cartaz este ano, o programa pretende consagrar-se como um campeão de bilheteria.

A adesão da classe cinematográfica ao Cinema Para Todos foi de suma importância para seu sucesso. Até dezembro, esta terceira edição do programa promoveu mais de 35 sessões especiais, contando com a participação de diretores, produtores e elenco dos filmes. Dentre eles, Breno Silveira participou de sete sessões e, em cada uma delas, emocionou-se ao contar a história de seus dois filmes (“À beira do caminho” e “Gonzaga – de pai pra filho”) que estrearam ao longo do ano e surpreendeu-se com a receptividade do público. A maior de todas estas sessões foi realizada no Multiplex Jardim Guadalupe – cinema que tem a maior tela do Estado do Rio de Janeiro, uma das maiores do Brasil. Ao todo, mais de mil pessoas compareceram à exibição, incluindo a Secretária de Estado de Cultura Adriana Rattes; o Subsecretário Executivo de Educação Amaury Perlingeiro, representando o secretário Wilson Risolia; a roteirista Patrícia Andrade e a atriz Ludmilla Rosa, além de Breno Silveira.

Como o objetivo principal do programa é incentivar os alunos a frequentarem as salas de cinema, é fundamental contar também com o apoio e envolvimento dos professores. Em 2012, programa Cinema Para Todos realizou mais de 30 sessões pedagógicas, reunindo cerca de 1.200 educadores, entre diretores, coordenadores e professores das escolas da rede estadual de ensino.
- As sessões pedagógicas permitem trabalhar diversos gêneros de filmes e associá-los aos conteúdos disciplinares e práticas pedagógicas – observa Rosely Bernardino de Lima, do C.E. Madre Teresa Calcutá, de Bangu.

Também tiveram destaque em 2012 as oficinas de videointeratividade do CPT. Realizadas nas escolas da rede estadual de ensino, somente este ano elas beneficiaram mais de 500 alunos, de mais de 80 escolas de diferentes regiões do Estado. Ao final de 40h de formação, os alunos produziram curtas-metragem documentais, somando 73 vídeos. Encerradas as oficinas, o site do CPT está promovendo votação online para escolher o melhor curta produzido nas oficinas. Os vencedores serão conhecidos no final da terceira edição do programa, com direito a prêmios e a festa de encerramento. Veja os vídeos e vote aqui!

O filme “No lixão com a câmera na mão”, realizado na Oficina de Videointeratividade de Caxias em 2012, foi selecionado para Mostra Geração do Festival do Rio deste ano. O curta produzido pelos alunos do Instituto Educacional Governador Roberto Silveira, sob a orientação da Praga Conexões, concorreu com filmes de vários estados brasileiros e até de outros países:

Outra inovação desta terceira edição é a criação de um Circuito de Cineclubes. Em outubro, o Programa Cinema Para Todos divulgou a relação de escolas da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro selecionadas para implantação de cineclubes no ano que vem. Das 30 escolas agraciadas, 23 estão localizadas em municípios sem salas de cinema, corroborando com o principal objetivo do programa de promover a descentralização do acesso à produção nacional de obras audiovisuais.

Dos 92 municípios que compõem o Estado do Rio de Janeiro, 64 apresentaram projetos para os cineclubes, totalizando 168 escolas inscritas. Dentre esses 64 municípios, 38 não possuem salas de cinema e enviaram 65 projetos para apreciação. É o caso de São Fidélis (no Norte Fluminense), Rio Claro (na Região Sul) e Iguaba Grande (na Baixada Litorânea), que foram agraciados pelo programa. A lista completa das escolas pode ser conferida no site do Cinema Para Todos (www.cinemaparatodos.rj.gov.br).

O Cinema Para Todos tem por objetivo estimular e democratizar o acesso dos alunos da rede estadual às salas de cinema. O programa atua em duas frentes: organizando sessões exclusivas para escolas e promovendo a distribuição de vales-ingresso gratuitos, que podem ser utilizados em qualquer dia e hora nas 65 salas de cinema conveniadas em todo o Estado, para todos os filmes brasileiros em cartaz, inclusive finais de semana e feriados, sem obrigação de uniforme ou apresentação de caderneta escolar.

Os vales-ingresso podem ser trocados por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do segmento Ensino de Jovens Adultos, seguindo a classficação indicativa de cada filme. Em alguns casos, as sessões agendadas pelo programa contam com a presença de direção e elenco dos filmes. O agendamento pode ser feito por e-mail: agendamento@cinemaparatodos.rj.gov.br ou telefone (21-2220-3638 e 21-2524.6647). O programa promove também oficinas de videointeratividade e encontros pedagógicos.

Os 27 municípios beneficiados pelo Cinema Para Todos são: Angra dos Reis, Araruama, Barra Mansa, Barra do Piraí, Bom Jesus do Itabapoana, Búzios, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaperuna, Macaé, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Resende, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda.
ESCOLAS DE PLANTÃO DE 19/12/2012 A 08/02/2013
 
DRP Metropolitana IV
Rio de Janeiro (Zona Oeste)
ter - 13 às 17h  e           qua - 8 às 12h
C.E. Profª Vânia Matias do Amaral Edde               
Rua Fernanda , 1055 - Santa Cruz                                                       
seg - 8h às 12h e            ter - 13 às 17h
C.E. Bangu - Bangu                                                       
Estrada do Engenho , 442 - Bangu                                                          
seg - 8h às 12h e           qua - 13 às 17h
CIEP 418 Antônio Carlos Bernardes Mussum               
R. Moraes Pinheiro, 837 –Ric. de Albuquerque                                                                                 
seg - 8h às 12h  e           qui - 13 às 17h
CIEP 386 Guilherme da Silveira Filho        
Rua Do Limão, S/N - Padre Miguel                                                                        
seg - 8h às 12h e             ter - 13 às 17h
C.E. Dr. Albert Sabin                                     
R Tenente Ronaldo Santoro , s/n- Campo Grande                                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário