sábado, 1 de dezembro de 2012

1 Dez - Dicas e recomendações para o exame discursivo da Uerj deste domingo 2 dez 12

Prova será aplicada para mais de 47 mil candidatos neste domingo

RIO - Mais de 47 mil candidatos fazem o exame discursivo do Vestibular 2013 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) neste domingo (2), às 9h. Com cinco horas de duração, a segunda fase do processo seletivo é composta por uma prova de língua portuguesa instrumental com redação, para todos os cursos, e outras duas de disciplinas específicas, de acordo com a graduação pretendida. Para especialistas, calma e segurança são quesitos indispensáveis para quem busca bons resultados. 

Como recomenda o coordenador de redação e interpretação de texto do Colégio e Curso _A_Z, Bruno Rabin, uma dica que serve para todos os participantes é começar pela prova específica de maior peso para a graduação escolhida. Com isso, ele responderá às questões mais importantes com a mente mais descansada.
Na hora de fazer a prova de língua portuguesa instrumental com redação, Bruno aconselha ao candidato iniciar pelos itens de português, já que, normalmente, assuntos que permeiam os textos das questões têm a ver com o tema da redação.
— Isso é importante para que o participante vá refletindo sobre o que será cobrado antes de começar a escrever.

Já o professor de história e coordenador do pré-vestibular do Colégio QI, Renato Pellizzari, avalia que a prova da Uerj é bastante conteudista. Sendo assim, é boa para aquele aluno que vem estudando desde o começo do ano.
— O candidato até resolve parte do exame por interpretação de texto, mas as questões sempre acabam cobrando um conhecimento pontual ou mais específico.
Ficar atento aos comandos presentes no enunciado também é fundamental. Como frisa Pellizzari, isso vale principalmente para as provas de história e geografia.
— Se o item pede para explicar, não basta só citar. Da mesma maneira, se pede para citar, não é para explicar — diz, comentando que o candidato também precisa estar atento para produzir textos claros e nunca deve ultrapassar o espaço dado para as respostas.
Para quem vai fazer as provas de exatas, o professor de matemática Gilberto Gil Gomes, do Sistema Elite de Ensino, recomenda aos participantes que deixem bem explicado como chegaram aos resultados. Na hora de utilizar fórmulas, por exemplo, é importante apresentar justificativas para o uso das mesmas. Para aqueles que querem dar uma revisada antes do dia do exame, o professor pontua que dar uma relembrada nas fórmulas mais importantes é uma boa pedida.
Recomendações
Segundo a diretora do Departamento de Seleção Acadêmica da Uerj, Elisabeth Murad, para responder às questões, o candidato deve fazer uma leitura crítica e cuidadosa de cada questão. Assim, poderá responder, fazendo as conexões necessárias, com tranquilidade e segurança Ainda, na opinião dela, faltando poucos dias para a prova, o ideal é que o candidato apenas releia a matéria estudada, pois o bom desempenho está diretamente vinculado ao preparo desenvolvido, com afinco, ao longo do ano.
Como ela lembra, é importante que os participantes cheguem com uma hora de antecedência ao local do exame, munidos de cartão de confirmação de inscrição, do original de qualquer um dos documentos de identificação indicados no edital do concurso e de caneta esferográfica preta ou azul.
Somente será permitida a saída do candidato após uma hora do início da prova. Os três últimos participantes de cada sala só poderão se retirar em conjunto, após assinarem a ata de aplicação de prova. O exame discursivo vale 80 pontos, que correspondem ao somatório da pontuação obtida nas três provas, considerando seus respectivos pesos. Participantes que obtiverem zero em qualquer uma das três provas serão eliminados.
Fonte: http://oglobo.globo.com/vestibular/professores-dao-dicas-sobre-exame-discursivo-da-uerj-6875622#ixzz2DpSoiKct 

Nenhum comentário:

Postar um comentário