segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

03 Dez - Campanha Fique Sabendo 2012: Secretaria de Saúde incentiva testagem rápida de Aids

Dia Mundial de Luta contra a Aids  é lembrado em todo país neste 1o. de dezembro. Fundamental o diagnóstico precoce da doença. Para ampliar a ações pela data, Governo do Estado promove mutirão de testagem rápida na Cinelândia, nos dias 6 e 7 de dezembro
 MG 4770Estimular o diagnóstico precoce da Aids através da testagem rápida. Este é o principal objetivo da edição 2012 da campanha Fique Sabendo, realizada anualmente pelo Ministério da Saúde para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em 1º de dezembro. De acordo com dados do Ministério, existem 530 mil pessoas convivendo com o vírus do HIV hoje no Brasil, muitas delas sem saber. Isso é possível porque o vírus pode permanecer durante anos no organismo de uma pessoa sem que ela sinta nenhum sintoma.
Com o slogan “Não fique na dúvida, fique sabendo”, a campanha deste ano busca ampliar o acesso ao diagnóstico do HIV, proporcionando à pessoa infectada a chance de uma vida com melhor qualidade, além de prevenir novas infecções.

Como parte da campanha, a Gerência DST / Aids, Sangue e Hemoderivados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) promove, nos dias 6 e 7 de dezembro, um mutirão de testagem rápida na Cinelândia, Centro do Rio. A ação será realizada das 9h às 17h. O local foi escolhido por registrar grande circulação de pessoas durante todo o dia.

- Há uma parcela significativa da população que vive com HIV e não sabe porque nunca realizou o teste. Diagnóstico e tratamento precoces são os melhores caminhos de se evitar as formas graves da doença. Sendo assim, a testagem é um ato importante no âmbito individual e coletivo. Estimular a realização do teste e garantir a oportunidade de fazê-lo são prioridades da SES – explica o Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Alexandre Chieppe.

Além da testagem rápida, a campanha também fará a distribuição de material informativo sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e cerca de 86 mil preservativos masculinos.

Testagem rápida – O teste rápido demora cerca de 30 minutos. Primeiro, a pessoa passa por uma conversa com profissionais de saúde, que informam sobre o teste e sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Em seguida, é realizada coleta de material para a realização do exame. O resultado fica pronto em cerca de 30 minutos. Em caso positivo, a pessoa é encaminhada para o serviço especializado. Todo o procedimento é realizado por profissionais de saúde sob coordenação da Gerência de DST / Aids, Sangue e Hemoderivados da SES.

Em 2011, durante dois dias de campanha, foram realizados 771 testes rápidos anti-HIV na Central do Brasil.

Números no estado – Entre 1982 e 2012, foram notificados 90.461 casos de Aids no estado. Em 2011, o estado do Rio de Janeiro apresentou taxa de 32 casos por 100.000 habitantes.

Entre os anos de 1984 e 2006, a mortalidade por Aids apresentou tendência de queda, saindo de 11,4 óbitos por 100 mil habitantes para 9,9 óbitos por 100 mil habitantes. A partir de 2007 houve ligeira tendência de aumento, chegando a 10 óbitos por 100 mil habitantes naquele ano. Em 2009 foram registrados 11 óbitos por 100 mil habitantes.
Clique no link abaixo e veja relatório com dados completos sobre AIDs no Rio de Janeiro.

Informativo_DST_AIDS_2012.pdf
Fonte: http://www.saude.rj.gov.br/imprensa-noticias/14817-campanha-fique-sabendo-2012-secretaria-de-saude-incentiva-testagem-rapida-de-aids.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário