segunda-feira, 15 de outubro de 2012

15 Out - Conheça o PROGRAMA DUPLA ESCOLA da rede Estadual de Ensino.

O Programa Dupla Escola tem como objetivo transformar a unidade escolar convencional em um espaço de oportunidade para o aluno, onde ele entenda que o investimento nos estudos é importante para o seu futuro.
Dupla Escola significa duas vezes escola: jornada dupla. E, para manter um adolescente na escola em tempo integral, é importante que o espaço seja atrativo. Assim, é necessário que a política de educação entenda o que o jovem quer e atenda aos seus anseios.
Veja o vídeo abaixo:

Pesquisas da SEEDUC indicam que o jovem tem interesse em cursos de formação profissional, que o capacitem para o mercado de trabalho. Já existem na rede estadual algumas unidades escolares que ofertam esses cursos, o que tem funcionado com muita eficácia.

Percebe-se que a extensão da carga horária de estudos preenchida com cursos de interesse do aluno reduzem as taxas de evasão e, sobretudo, aumentam o desempenho escolar que, nessas unidades, apresentam um resultado superior à média da rede.

Algumas das unidades que ofertam cursos de formação profissional, contam com parceiros da iniciativa privada. Para a Secretaria de Educação e a Secretaria de Desenvolvimento, Dupla Escola significa trabalho em conjunto, por isso a proposta de estabelecer parcerias.

A educação é fator estratégico para que o estado do Rio de Janeiro dê continuidade ao seu processo de desenvolvimento socioeconômico. É por meio da produção de conhecimentos e do desenvolvimento de habilidades indispensáveis para o mundo do trabalho, que um Estado cresce e se desenvolve, desencadeando, assim, aumento da renda e qualidade de vida para os cidadãos. Por outro lado, o conhecimento apreendido representa uma ferramenta para que o jovem tenha segurança diante da vida e do mundo do trabalho. Hoje, um dos desafios é estabelecer uma vinculação entre o Ensino Médio e a formação para vida profissional, a fim de antecipar a qualificação dos jovens para atuarem numa sociedade em franco crescimento econômico.

A proposta do Governo do Estado do Rio de Janeiro é promover o crescimento de forma integrada, para atender aos anseios dos cidadãos e às demandas das empresas que acreditam no potencial que a região apresenta.

O Governo do Estado Rio de Janeiro convida as empresas para somar forças e garantir, por meio dos investimentos em educação, o futuro que se sonha.
Secretaria de Estado de Educação
        
 
 Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviço

 
 
Confira abaixo:

- Pesquisa sobre Jovens

- Histórico

- Unidades Escolares do Programa Dupla Escola

- Justificativa

- A parceria

- Atuais parceiros

Fonte: http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=1170434

Nenhum comentário:

Postar um comentário