segunda-feira, 13 de agosto de 2012

13 Ago - Veterana diferente: idosa já está concluindo terceira faculdade

Depois de fazer Letras Clássicas e Direito, Emília decidiu cursar Ciência da Computação
Depois de fazer Letras Clássicas e Direito, Emília decidiu cursar Ciência da Computação Foto: Arquivo Pessoal
Emília Sylvia Costa Dutra da Silva está quase se formando em Ciência da Computação. Essa é sua terceira graduação. Quando ingressou no curso, já tinha se formado em Letras Clássicas (latim, português e grego) e Direito. Além da trajetória, o que causa espanto algumas vezes é a idade da estudante: Emília está com 77 anos.
- Sempre fui muito curiosa e tive muita vontade de aprender. Quando atuava na área de Direito, trabalhava com a área de tecnologia da informação e me interessei. Então, decidi fazer uma terceira graduação em Ciências da Computação, no Centro Universitário Plínio Leite (Unipli), e agora já estou quase concluindo o curso.
Mesmo com uma dificuldade para se locomover, Emília afirma que não desiste. Esta não é a única dificuldade da veterana. As aulas práticas são as que mais exigem da universitária. Para ela, a parte mais importante é a teoria.
- Enquanto os alunos mais jovens ligam o computador, estou interessada em saber o que acontece dentro da máquina para que ela ganhe vida - conta.
Quem pensa que a diferença de idade é um problema, engana-se. Para a senhora de 77 anos, essa é uma oportunidade de entender melhor os jovens e trocar experiências. Emília explica que esse relacionamento na sala de aula a ajudou a se relacionar melhor até com seus netos porque passou a compreendê-los mais.
Será que depois dessa, ela vai tentar outra faculdade?
- Por enquanto não. Meus planos agora são escrever sobre Direito e Computação e dar palestras sobre o assunto - comenta.
Para quem quer tentar uma faculdade ou algum curso de especialização, mas não tem horário, Emília sugere os cursos à distância. Ela mesma já fez duas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em Direito e Tecnologia da Informação.
- O idoso tem que cuidar da saúde física e mental. É preciso ter motivação, curiosidade, ou seja, procurar fazer atividades que lhe interessem. Por que não entrar em uma faculdade? Não temos que ter medo, mas sim aproveitar o conhecimento dos outros.

Fonte: http://extra.globo.com/noticias/educacao/vida-de-calouro/veterana-diferente-idosa-ja-esta-concluindo-terceira-graduacao-5754441.html#ixzz23Tf8rDgY

Nenhum comentário:

Postar um comentário