quarta-feira, 8 de agosto de 2012

08 Ago - ONG cria em Campo Grande - na zona oeste - pré-vestibular comunitário para jovens de baixa renda. Saiba como se inscrever!!!

Sala de aula improvisada na sede da Associação de Moradores do Jardim Alhambra II
Em algumas partes do sub-bairro Jardim Alhambra II, em Campo Grande, o asfalto ainda não chegou. No entanto, há uma sala de aula, montada na sede da Associação de Moradores, onde jovens tentam realizar seus sonhos a partir do ingresso numa universidade pública.
O curso pré-vestibular comunitário começou há dois meses, e conta com a adesão de oito alunos e sete professores voluntários. Para a inscrição, é cobrada uma taxa de R$ 10, mais a mensalidade de R$ 40: são valores apenas simbólicos para custear o transporte dos educadores.
A iniciativa partiu de um grupo de amigos do próprio Jardim Alhambra II, que se reuniu em torno da ONG Convicção Solidária, criada no Natal de 2008. A partir do curso de coordenação pedagógica, oferecido pela instituição Educafro Rio, eles adquiriram conhecimentos necessários para a implantação do pré-vestibular comunitário.
— Percebíamos que havia alunos com capacidade, mas que não tinham oportunidade para estudar, pois as faculdades são caras, assim como os cursos que preparam os jovens para as universidades públicas — diz Sheila de Aquino, de 31 anos, uma das coordenadoras da ONG.
É o caso de Bruno Oliveira, morador de Santíssimo de 15 anos, que pretende cursar Engenharia da Computação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Apesar de estar no 1º ano do ensino médio, o jovem já se prepara para prestar o vestibular.
— O curso tem ajudado, mas sei que o meu esforço é o que vai contar. Vai ser difícil, mas, uma vez lá dentro, não saio mais — entusiasma-se Bruno, que sonha com a carreira militar.
Um dos professores voluntários, Orlando Sperle, de 29 anos, retribui agora a ajuda que recebeu para cursar a faculdade de História, da Uerj.
— Quando o assunto é Educação, não podemos cruzar os braços. Ajudaram-me fornecendo materiais. Nada mais justo do que ajudar outros jovens hoje — diz o professor, que vem do bairro de Piedade, na Zona Norte, para lecionar em Campo Grande, sempre aos sábados.
Recentemente, a ONG fez parceria com a Universidade Cândido Mendes.
— Os educadores virão aqui aplicar provas, que podem render bolsas de 50% a 80% em qualquer unidade da instituição — adianta Sheila de Aquino.
Mais informações pelo telefone: 3402-0960.

Fonte: http://extra.globo.com/noticias/rio/zona-oeste/no-jardim-alhambra-ii-em-campo-grande-ong-cria-pre-vestibular-comunitario-para-jovens-de-baixa-renda-5612669.html#ixzz230GTyY9s

Nenhum comentário:

Postar um comentário