sábado, 14 de julho de 2012

14 Jul - Começa ANIMA MUNDI na Cidade do Rio de Janeiro. Saiba tudo sobre o festival que vai até 29 julho.


Oficinas de animação são atração do Festival Anima Mundi

Vigésima edição do evento vai apresentar mais de 400 filmes de animação.
Festival começa nesta sexta (13), com programação extensa.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA: 
WEBSITE

A partir desta sexta-feira (13), os fãs de animação vão poder conferir mais de 400 filmes, sendo 80 deles brasileiros, no Festival Anima Mundi, que comemora 20 anos nesta edição. O festival vai até o dia 29 de julho tem uma grande programação, segundo a coordenadora Michele Guimarães.
"A gente deve isso ao nosso público, que vem aqui todos os anos para prestigiar a gente. E a gente quer comemorar com ele esses 20 anos", disse a coordenadora, destacando que são organizadas seis oficinas. "Todo mundo se diverte, mas as crianças mais ainda".
Numa das atividades, os visitantes podem ser personagens de uma animação. Em dez minutos é possível fazer um filme de animação de cinco segundos.
As tradicionais oficinas gratuitas do Espaço Aberto são um dos destaques do evento. Através delas, crianças e jovens podem ter o primeiro contato com técnicas como stop-motion (na oficina de massinha), desenho animado, zootrópio, areia, pixilation e película. Uma nova atração promete chamar a atenção: a oficina 12i, uma espécie de zootrópio moderno, com tablets que serão animados pelo público. Assim como todas as oficinas, as sessões infantis - todas dubladas especialmente para o Anima Mundi - terão entrada franca.
Os filmes infantis e adultos vão ser exibidos na Praça Anima do Centro Cultural dos Correios, no CCBB, Casa França-Brasil, no Cine Odeon e no Espaço Itaú de Cinema na Praia de Botafogo e no Oi Futuro do Flamengo e de Ipanema, na Zona Sul. A entrada é gratuita para filmes infantis e adultos pagam R$ 8.
No ano em que completa 20 edições, o Anima Mundi - criado em 1993 por Aída Queiroz, Cesar Coelho, Lea Zagury e Marcos Magalhães - tem motivos de sobra para comemorar. Além de estar entre os três maiores festivais do gênero, também pode ser considerado o principal motor para a radical evolução que mercado brasileiro sofreu neste período. Hoje, o evento ostenta ainda outro título: entrou para o seleto grupo de festivais qualificados para indicação ao Oscar de curta-metragem de animação.
Países como França, Alemanha, Japão, Polônia, Portugal, Estados Unidos, Suíça, Dinamarca, República Tcheca e os estreantes Síria e Tunísia estarão representados nas telas do festival.
Entre os convidados internacionais, o festival receberá PES, apelido do americano Adam Pesapane, famoso por animar objetos cotidianos com humor e ironia, em curtas como 'Roof Sex' e 'Spaghetti Western'.
A inglesa Sarah Cox vem falar sobre um longa feito com a colaboração de centenas de crianças do mundo inteiro e Roger Horrocks fará uma palestra especial sobre o neozelandês Len Lye, morto em 1980 e ainda muito citado em trabalhos contemporâneos.
A partir de 9 de julho, 'Anima Mundi Memória' ocupará o Monumento a Estácio de Sá, no Aterro do Flamengo, na Zona Sul. Em parceria com a Universidade Estácio de Sá, administradora do local, a mostra vai apostar na tecnologia e na interatividade.
O visitante poderá explorar o conteúdo exclusivo através de tablets, painéis informativos, fones de ouvido e computadores. A ideia é exibir trechos, filmes, fotos e histórias do festival, além de celebrar todos os países por onde o Anima Mundi já passou.
A data redonda inspirou também a escolha do homenageado do ano: o animador carioca Marão, presente em todas as últimas edições do evento, seja como diretor de filmes concorrentes ou como “agitador cultural” do festival.
O festival tem importância fundamental na carreira de toda uma geração de profissionais brasileiros, como Carlos Saldanha – que dirigiu “Rio” e a franquia “A era do gelo” - Rodrigo Teixeira, responsável pelos efeitos especiais de “Sin City” e “A invenção de Hugo Cabret”.
A quinta edição do Anima Fórum, que vai de 17 a 20 de julho, terá palestras sobre a nova composição do Fundo Setorial do Audiovisual e sua repercussão na produção nacional de conteúdo para TV e cinema. Nos debates, outros temas, como as estratégias de marketing para filmes de animação, mecanismos de escolhas do Oscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário