quinta-feira, 5 de julho de 2012

05 Jul - I.E. Sarah Kubitschek participa da 1 Semana de Artes da SEEDUC RJ

Talento e criatividade marcam 1ª Semana de Arte da rede estadual

A 1ª Semana de Arte das escolas públicas estaduais já começou. O segundo dia do evento foi aberto pela Banda de Sucata do Instituto de Educação Sarah Kubitschek. Com galões de água e instrumentos tradicionais, a turma de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, conseguiu levantar o público que chegou cedo ao Armazém 4, do Píer Mauá.

O Ciep 126 - Almendorina Azeredo, de São Gonçalo, levou o hip-hop e a música eletrônica para a avenida principal. A animadora cultural Rejane Barcellos conta que a coreografia foi adaptada especialmente para este evento. Para ela, mais importante que o talento nos movimentos foi perceber que o grupo ficou mais unido.

Quem não deixou ninguém parado foi o grupo Parangolé, do CE Ismael Branco, em São Gonçalo. Sob os olhares atentos de seus professores, Robson Martins e Graça Mary, os estudantes percorreram a avenida, levando obras artísticas em suas roupas. A ‘galeria ambulante’ foi inspirada no artista plástico Hélio Oiticica.

- Transformamos o sonho dele em vestir a pintura. Ele coseu vários tecidos, pendurou e pediu que as pessoas se vestissem com eles. A partir daí, levou o movimento e a cor. Em vez de a obra ficar nas paredes, passou a ficar nas roupas – explica Robson.

Nos ônibus que circulam pela ‘cidade’ Semana de Arte, trabalhos de alunos são expostos para os passageiros que se aventuram nessa viagem. Surpresos com tantos talentos, professores e alunos do Ciep 469 – Anaíde Panaro Caldas, de Santo Antônio de Pádua, olhavam atentamente e com curiosidade os quadros e as esculturas.

 
- Estamos adorando. Gostei principalmente das pinturas – disse a aluna do 20 ano do Curso Normal, Josiane Parreira de Souza. Segundo a direção, o colégio também desenvolve trabalhos artísticos, entre eles, um retrato do município na visão dos alunos.

O público também se encantou com a delicadeza dos movimentos do teatro de bonecos, apresentado pelo animador cultural Clarêncio Rodrigues e alunos do 70 ao 90 anos do Ciep 150 – Professora Amélia Ferreira dos Santos Gabina, de Cabo Frio. O tema foi “O Menino da Favela”, que arrebatou elogios no palco Semaninha.

A manhã termina com hip-hop dos alunos do Ciep 323 – Maria Werneck de Castro, na avenida principal. No Grande Teatro das Artes, o Colégio Edmundo Silva, localizado em Araruama, encenou a paca ‘Deu a Louca em Romeu e Julieta’.
À tarde, o coral Cantando em Libras, formado por alunos deficientes auditivos e ‘ouvintes’, apresentarão uma música do projeto ‘Ser Girassol’. O professor e intérprete em Libras, Weverson Menezes Luiz, estava confiante com o resultado, ao lado dos jovens Ayane dos Santos, Brunielle Ferreira Machado, Helton de Almeida, Wellington de Paula e Matheus Ferreira.

Alunos deficientes auditivos do CE Flavio Ribeiro de Rezende


A fanfarra do CE Condessa do Rio Novo, de Três Rios, encerra o evento do dia, às 17h.
 

Vídeos:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário