quinta-feira, 31 de maio de 2012

31 Mai - Normalistas no topo do ranking da aprovação no Rio



Para melhorar quadro, secretaria de Educação aposta em renovar supletivos

Com 94,8%, o Colégio Estadual José Leite Lopes, na Tijuca, foi o que mais aprovou na rede estadual no ano passado. A escola ganhou o nome de Núcleo Avançado em Educação (Nave), após o governo estabelecer uma parceria com a operadora de telefonia Oi. Em segundo lugar (94,3%), ficou o Colégio Erich Walter Heine, em Santa Cruz, construído com o apoio da siderúrgica ThyssenKrupp. Entre as de melhor desempenho (87,2% de aprovação), uma boa surpresa foi o Colégio Estadual Professor José Accioli, em Marechal Hermes. A unidade oferece o curso normal médio, de formação de docentes. Sem grandes fórmulas mágicas, seu forte está mesmo nos profissionais.

— Acho que nosso grande diferencial é o professor. E uma gestão participativa — destaca a professora Kátia Gil.
Também professora da escola, Ana Maria Barros da Silva completa:
— Ninguém vem para cá só para cumprir horário.
O Colégio Professor José Accioli funciona em horário integral já que recentemente o ensino normal de quatro anos foi reduzido para três. Também tem suas dificuldades, já que somente nas próximas semanas terá uma cozinha pronta para servir refeições. O improviso das quentinhas no micro-ondas, porém, não tem prejudicado o desempenho dos alunos. Na verdade, das alunas, com poucas exceções.
— Temos alguns meninos, sim. E muito bons! — garante a diretora Maria Eduarda Marques Rodrigues.
Para tentar fazer com que casos como o do Colégio Professor José Accioli não sejam raridade, a secretaria estadual de Educação promove um processo de reformulação que passa pela mudança de gestores — foram trocados cerca de 500 diretores e adjuntos em 2011 —, além da própria reavaliação do compartilhamento de prédios com a prefeitura. Um novo contrato de parceria já foi assinado para que o uso das instalações seja permitido integralmente.
— Também estamos levantando imóveis para a criação de novas unidades. Este ano, estamos preparando uma nova metodologia de Educação de Jovens e Adultos (antigo supletivo). Queremos que seja atraente para o aluno que estuda à noite, com qualidade e flexibilidade — afirma o subsecretário Antônio Neto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário